7 de nov de 2010

Divisão com material dourado - parte II


Segunda Aula

Nesta aula trabalharemos com algumas divisões um pouco mais difíceis, mas ainda pensando nas parcelas iguais.

Atividade 1
 
Vamos resolver um divisão.
512 : 2 =
Parte I – Usando o material dourado

1. Representem com o material dourado, o número que queremos dividir.
2. Na divisão, por convenção, começamos a dividir pelas centenas. Dividindo as 5 centenas (placas) entre vocês dois, quantas centenas cada um receberá? _____ Sobrou alguma centena sem ser dividida? O que faremos com essa centena? Marque um X na resposta certa:
( ) quebrar a placa.
( ) parar a divisão.
( ) trocar a centena por 10 dezenas.
3. Claro que é brincadeira, a resposta certa é trocar 1 centena por 10 dezenas. Então façam isso. Quantas dezenas vocês possuem agora? _____ Quantas dezenas cada um receberá? _____
4. Sobrou alguma dezena que não foi dividida? Se sim, basta fazer a mesma coisa, isto é, trocar a dezena por 10 unidades. Fazendo a divisão de todas as unidades temos: _____ unidades para cada um.
Portanto, cada um recebeu _____ centenas, ____ dezenas e ____ unidades.

Parte II – Fazendo a conta no papel

A representação numérica dessa conta, será feita pelo professor, juntamente com vocês.
1. Façam o mesmo quadro da aula anterior, escrevendo nos lugares adequados os números dessa divisão.
2. Começamos a dividir as centenas entre vocês dois. Cada um recebeu ___ centenas. Colocamos, então, esse valor no local da resposta. Vocês dois receberam juntos ___ centenas, coloquem esse valor embaixo das 5 centenas e façam a subtração. Coloquem embaixo dessa subtração quantas centenas sobraram.
3. O que faremos com essa centena? _________ É claro que vocês sabem que devemos trocá-la por 10 dezenas. Mas na conta nós já temos 1 dezena. Juntando então as dez dezenas da troca com essa que já tínhamos, o total é de 11 dezenas. Escrevam esse valor no lugar indicado pelo professor.
4. Fazendo a divisão das dezenas, teremos ____ dezenas para cada um. Escrevemos esse valor na casa das dezenas. Quantas dezenas vocês receberam juntos? ___ Coloquem esse valor embaixo das 11 dezenas. Subtraiam os dois valores. Sobrou alguma dezena sem ser dividida? ______
5. O que fazemos com essa dezena? ___________ Façam da mesma forma que nas centenas.
6. Agora vamos dividir as unidades. Juntando as unidades da troca e as unidades que já possuíamos, teremos um total de ____ unidades que devem ser divididas entre vocês dois. Coloquem o resultado dessa divisão em seu local adequado. Quantas unidades vocês receberam juntos? ___ Escrevam esse total embaixo das unidades. Subtraiam esses valores e coloquem o resultado embaixo dessa subtração.

Atividade 2 

Agora é a vez de vocês fazerem sozinhos. Primeiro com o material e depois numericamente.
934 : 4 =

Fonte: http://www.recursoseb1.com/portal3/index.php/arquivo-de-ficheiros.html?func=select&id=37

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