26 de mar. de 2011

Parlenda "A bruxa" - sequência de atividades

Escrever o texto na lousa e fazer a leitura, pausadamente, mostrando as palavras enquanto lê.
Repetir a leitura várias vezes, levando os alunos a perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Pedir que os alunos realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora.
Fazer a exploração oral da parlenda:
    •  Que horas são na parlenda?
    • Onde a bruxa está?
    •  O que ela tem na mão?
    • O que ela está fazendo?


    Textos para serem impressos para os alunos (Escolher)






    Dispor as fichas com as frases emendadas da parlenda e com as palavras da parlenda e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.

    Fichas com palavras emendadas na frase




    Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades


    Complementar a atividade acima pedindo que recortem palavras com os números de letras solicitados.

    Entregar as palavras que formam as frases, separadamente e pedir que montem corretamente e depois escrevam separando as palavras.

    Escolher uma palavra da parlenda e falar pausadamente. Perguntar aos alunos quantas sílabas tem a palavra. Quantas vezes abrimos a boca para falar. Repetir com todas as palavras da parlenda. Depois pedir que completem o quadro.



    Texto com ilustração para o cartaz da sala



    Utilizar a ficha com  palavras da parlenda para realizar a atividade abaixo



    Ficha com o texto para outras atividades


    Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela.


    Outras atividades que podem ser trabalhadas:








    16 comentários:

    1. muiiiiito boa as sugestões de atividades com parlendas. parabens adorei.

      ResponderExcluir
    2. radija,disse ...adorei seu blog .eu sou professora e e me ajudou muito.eu moro em porto acre estado do acre

      ResponderExcluir
    3. Adorei suas sugestões, era o que eu estava precisando e muiiito... parabéns.

      ResponderExcluir
    4. Parabéns pelo blog as atividades são maravilhosas, me ajudou muito em realizar meu projeto na escola municipal no interior de Pernambuco, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

      ResponderExcluir
    5. Adorei suas atividades,apliquei em sala de aula,foi maravilhoso.

      ResponderExcluir
    6. Oi Marly,
      Gostei muito das sugestões de atividades e trabalhei com os meus alunos.

      ResponderExcluir
    7. Oi Marly,
      Vou trabalhar essas sugestões de atividades em uma intervenção no 3º ano,nuca trabalhei com alfabetização,vai ser um desafio.Sou do interior de Minas Gerais.

      ResponderExcluir
    8. Obrigada por compartilhar o trabalho com esta parlenda. Felicidades!!!

      ResponderExcluir
    9. Parabéns pelo blog, estou usando com meus alunos...

      ResponderExcluir
    10. Valeu mesmo! Sou do Gama - DF, me ajudou!!! ;) Bjss!!! Fica com Deus!

      ResponderExcluir
    11. Muito legal sua sequência de atividades! Parabéns e obrigada!

      ResponderExcluir
    12. Parabéns!
      Adorei a maneira como elabora as atividades e as diversas maneiras de trabalhar!

      ResponderExcluir