26 de mar de 2011

Parlenda "A bruxa" - sequência de atividades

Escrever o texto na lousa e fazer a leitura, pausadamente, mostrando as palavras enquanto lê.
Repetir a leitura várias vezes, levando os alunos a perceber que se lê da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Pedir que os alunos realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora.
Fazer a exploração oral da parlenda:
    •  Que horas são na parlenda?
    • Onde a bruxa está?
    •  O que ela tem na mão?
    • O que ela está fazendo?


    Textos para serem impressos para os alunos (Escolher)






    Dispor as fichas com as frases emendadas da parlenda e com as palavras da parlenda e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.

    Fichas com palavras emendadas na frase




    Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades


    Complementar a atividade acima pedindo que recortem palavras com os números de letras solicitados.

    Entregar as palavras que formam as frases, separadamente e pedir que montem corretamente e depois escrevam separando as palavras.

    Escolher uma palavra da parlenda e falar pausadamente. Perguntar aos alunos quantas sílabas tem a palavra. Quantas vezes abrimos a boca para falar. Repetir com todas as palavras da parlenda. Depois pedir que completem o quadro.



    Texto com ilustração para o cartaz da sala



    Utilizar a ficha com  palavras da parlenda para realizar a atividade abaixo



    Ficha com o texto para outras atividades


    Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela.


    Outras atividades que podem ser trabalhadas:








    14 comentários:

    Postar um comentário