Divisão com o material Cuisenaire.
Professor: é fundamental dar oportunidade aos alunos de realizarem as atividades com calma. O objetivo desta aula é iniciar com a idéia de repartição em partes iguais e com a idéia de medida.
Atividade 1 – Representando com o material
a) Peguem 4 barras vermelhas. Distribua essas peças igualmente entre vocês dois.
b) Procurem uma barra que tenha o mesmo tamanho que a barra formada pelas peças que cada um recebeu.
c) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
d) Completem os espaços abaixo:
___________
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:
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___________
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=
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____________
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valor das 4 barras vermelhas
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dividido
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número de pessoas
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é igual ao
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valor da barra ...
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Atividade 2– Representando com o material
a) Peguem 6 barras verde-claras. Distribua essas peças igualmente entre vocês dois.
b) Procurem uma barra que tenha o mesmo tamanho que a barra formada pelas peças que cada um recebeu.
c) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
d) Completem os espaços abaixo:
___________
|
:
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___________
|
=
|
____________
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valor das 6 barras verde-claras
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dividido
|
número de pessoas
|
é igual ao
|
valor da barra ...
|
Professor: Faça mais atividades dessas mudando as barras e a quantidade de pessoas por quem deverão ser distribuídas as barras. Exemplos: 16 barras lilás repartidas igualmente por 8 pessoas; 8 peças verde-escuras repartidas igualmente por 6 pessoas.
Atividade 3 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra verde-escura e algumas barras vermelhas.
b) Quantas barras vermelhas cabem na barra verde-escura? Isto é, quantas barras vermelhas precisam ser colocadas lado a lado, para formar uma barra do mesmo tamanho que a barra verde-escura?
b) Quantas barras vermelhas cabem na barra verde-escura? Isto é, quantas barras vermelhas precisam ser colocadas lado a lado, para formar uma barra do mesmo tamanho que a barra verde-escura?
c) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 4 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra verde-escura e algumas barras verde-claras.
b) Quantas barras verde-claras cabem na barra verde-escura? Isto é, quantas barras verde-claras precisam ser colocadas lado a lado, para formar uma barra do mesmo tamanho que a barra verde-escura?
c) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Professor: Faça mais atividades dessas mudando as barras. Exemplos: barra amarela e barra branca; barra marrom e barra lilás; barra marrom e barra vermelha.
Segunda aula
Professor: é fundamental dar oportunidade aos alunos de realizarem as atividades com calma. O objetivo desta aula é fazer uma escrita matemática de uma divisão com resto. Ver item 14 – Aprofundamento
Atividade 1 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra preta e algumas barras vermelhas.
b) Quantas barras vermelhas cabem na barra preta?
c) Utilizando apenas as barras vermelhas foi possível formar uma barra do mesmo tamanho que a preta? Qual é a barra que falta para que as duas tenham o mesmo tamanho?
d) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 2 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra preta e algumas barras verde-claras.
b) Quantas barras verde-claras cabem na barra preta?
c) Utilizando apenas as barras verde-claras foi possível formar uma barra do mesmo tamanho que a preta? Qual é a barra que falta para que as duas tenham o mesmo tamanho?
d) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 3 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra marrom e algumas barras verde-claras.
b) Quantas barras verde-claras cabem na barra marrom?
c) Utilizando apenas as barras verde-claras foi possível formar uma barra do mesmo tamanho que a marrom? Qual é a barra que falta para que as duas tenham o mesmo tamanho?
d) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 4 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra azul e algumas barras verde-escuras.
b) Quantas barras verde-escuras cabem na barra azul?
c) Utilizando apenas as barras verde-escuras foi possível formar uma barra do mesmo tamanho que a azul? Qual é a barra que falta para que as duas tenham o mesmo tamanho?
d) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado
Terceira aula
Professor: O objetivo das atividades 1 e 2 é trabalhar com a o conceito de divisores. Faça a mesma atividade para as outras barras. – Ver item 14 –Aprofundamento.
Atividade 1 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra vermelha.
b) Formem uma barra de mesmo tamanho que a vermelha usando apenas 1 barra.
c) Formem uma barra de mesmo tamanho que a vermelha usando 2 barras de uma mesma cor.
d) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 2 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra verde-clara.
b) Formem uma barra de mesmo tamanho que a verde-clara usando apenas 1 barra.
c) Formem uma barra de mesmo tamanho que a verde-clara usando 2 barras de uma mesma cor.
d) Formem uma barra de mesmo tamanho que a verde-clara usando 3 barras de uma mesma cor.
e) Foi possível encontrar essas barras para resolver todas as questões acima?
f) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado.
Atividade 3 – Representando com o material
a) Peguem 1 barra lilás.
b) Formem uma barra de mesmo tamanho que a lilás usando apenas 1 barra.
c) Formem uma barra de mesmo tamanho que a lilás usando 2 barras de uma mesma cor.
d) Formem uma barra de mesmo tamanho que a lilás usando 3 barras de uma mesma cor.
e) Formem uma barra de mesmo tamanho que a lilás usando 4 barras de uma mesma cor.
f) Foi possível encontrar essas barras para resolver todas as questões acima?
g) Representem o que vocês fizeram no papel quadriculado
Fonte: http://www.recursoseb1.com/portal3/index.php/arquivo-de-ficheiros.html?func=select&id=37
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