Primeira aula
Professor: caso os alunos não conheçam o material Dourado é melhor começar com as atividades que constam do plano de aula do uso desse material: conhecendo o Material Dourado.
O objetivo desta aula é trabalhar o algoritmo da divisão. Para que os alunos possam compreender esse algoritmo, é importante que
· cada aluno tenha uma folha sulfite dividida em 3 partes iguais para determinar a posição das unidades, dezenas e centenas;
- os alunos coloquem as peças de cada número, uma de cada vez, em seus respectivos espaços;
· registrem no caderno a operação feita.]
Vocês já dividiram um chocolate com o irmão ou com um amigo, de maneira que ficassem com a parte maior, isto é, na hora de repartir o chocolate não o dividiram exatamente ao meio?
Pois é, na Matemática quando falamos em divisão, estamos sempre nos referindo a divisões iguais, portanto não há pedaço maior.
Nesta aula, vamos fazer algumas divisões utilizando o Material Dourado. Como vocês verão é muito simples.
Atividade 1
246 : 2 =
Parte I – Usando o material dourado
Peguem a folha sulfite e representem o número 246 com o Material Dourado. Lembrem-se de colocar as peças do material cada uma em seu lugar determinado. Caso tenham alguma dúvida perguntem ao seu professor.
Já estamos prontos para resolver a divisão com o material. Vocês deverão dividir o 246 entre vocês dois.
1. Começando a dividir as centenas. Quantas centenas (placas) estão representadas? ______ Dividindo igualmente as placas para cada um de vocês, quantas centenas cada um receberá? ____ Cada um, então, retira o que coube para si.
2. Agora é a vez das barras, isto é, as dezenas. Dividindo a quantidade de barras, quanto cada um receberá? _____ Divida-as entre vocês dois.
3. Por último, vamos dividir as unidades e descobrir quanto cada um recebeu. Cada um recebeu ____ unidades.
Portanto, na divisão, cada um recebeu: _____ centenas _____dezenas e ____ unidades. Sobrou alguma peça que não foi dividida?______
Mas será que só podemos resolver uma divisão usando o Material Dourado? Vamos retornar à nossa conta, analisando o que fizemos com o material. Vamos entender a maneira como vamos registrar a nossa conta.
Parte II – Fazendo a conta no papel
Professor: Desenhe o quadro que é mostrado no item 14 – Aprofundamento para que os alunos possam copiar no caderno. Mostre-lhes os espaços em que serão colocados os números. Faça junto a divisão mostrando onde colocar os resultados obtidos.
1. Começamos a dividir as centenas. Duas centenas divididas por 2 pessoas, cada uma receberá ___ centena. Colocamos então esse valor no local da resposta.
2. Vocês dois receberam juntos 2 centenas, coloquem esse valor embaixo das 2 centenas e façam a subtração. Sobrou alguma centena? Não, então colocamos um zero embaixo dessa subtração para indicar que não houve resto.
3. Fazendo a mesma coisa com as dezenas temos, 4 dezenas divididas por 2 pessoas. Cada uma receberá ____ dezenas. Escrevemos esse valor na casa das dezenas. Quantas dezenas vocês receberam juntos? Coloquem esse valor embaixo das 4 dezenas. Subtraiam os dois valores. Sobrou alguma dezena sem ser dividida? ______ Se não coloquem zero embaixo dessa subtração para indicar que não houve resto.
4. Agora faltam as unidades. Da mesma forma dividimos 6 unidades Por 2 pessoas, cada uma receberá ____ unidades. Quantas unidades vocês receberam juntos? Escrevam esse total embaixo das unidades. Subtraiam esses valores e coloquem o resultado embaixo dessa subtração.
Vamos completar com o resultado: Cada uma recebeu: ____ centenas ____ dezenas ____ unidades.
Atividade 2
Agora é a vez de vocês fazerem sozinhos. Primeiro com o material e depois numericamente.
639 : 3 =
Fonte: http://www.recursoseb1.com/portal3/index.php/arquivo-de-ficheiros.html?func=select&id=37
Nenhum comentário:
Postar um comentário