Material Dourado (Dicas de como trabalhar)
Organização da classe
a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila.
b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as apostilas.
Dinâmica de trabalho
a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão.
b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão na apostila. os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo.
c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação.
d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções
- permitir que os alunos tenham oportunidade de explorar o material, antes de iniciar as atividades;
- dar tempo suficiente para que os alunos possam trabalhar cada atividade com calma;
- observar a evolução de cada aluno, pois às vezes é necessário acrescentar, formular as atividades para que a aprendizagem seja significativa;
- antes de distribuir o material, combinar com a classe como este deverá ser usado e quem ficará responsável por guardar as peças em cada grupo;
- compreender que os alunos, quando utilizam um determinado material, ficam mais agitados, e conversam mais do que o normal. Essas conversas são sinais de análise, reflexão e conclusão, fundamentais para aprendizagem.
Divisão
A operação divisão possui 2 idéias muito importantes para serem trabalhadas em situações-problema. Observe:
a. Mauro resolveu dividir sua coleção de figurinhas com um amigo. Se ele possui 252 figurinhas, com quantas figurinhas Mauro ficou?
- Mauro resolveu colar suas 252 figurinhas em um caderno. Quantas páginas deve ter o caderno para que Mauro consiga colar 9 figurinhas em cada página?
Na situação a) a idéia é a de divisão em partes iguais e na situação b) a idéia de medida, ou seja, "quanto cabe" é fundamental trabalhar situações em que aparecem essas duas idéias.
Geralmente, trabalhamos a divisão apenas com a idéia de repartição em partes iguais. Mas como podemos explicar para os alunos a seguinte divisão: 0,8 : 0,2? Com a idéia de medida, essa divisão é expressa da seguinte forma: quantas vezes o 0,2 cabe em 0,8?
A divisão nas séries iniciais
As crianças quando chegam na escola já sabem o que significa dividir, mas não ficam presas a questão da divisão ser feita em partes exatamente iguais. Outro aspecto é que elas não se preocupam com a quantidade de objetos que devem ser divididos. Quando damos uma porção de balas para que possam dividir com um amigo, a distribuição é feita em pequenas quantidades: uma para mim, uma para você até terminarem as balas. Outras crianças distribuem 2 balas para cada um.
O processo que é feito por elas, traz um conceito de divisão importante, que é o de subtrações sucessivas, isto é, retiro de uma determinada quantidade outras quantidades menores. Observe o exemplo em que a quantidade inicial é de 13 balas e as crianças estão dando 1 bala para cada uma, isto é, no total 2 balas por vez.
13
- 2
11
- 2
9
- 2
7
- 2
5
- 2
3
- 2
1
Contando as vezes que foram retiradas 2 balas, temos um total de 6. Portanto, 13 : 2 = 6 e sobra 1 bala.
Esse processo é conhecido como processo americano de divisão.
Outra forma interessante de organizar as etapas de uma divisão e entender o algoritmo, é preencher um quadro como o mostrado abaixo:
Utilizando o exemplo anterior teríamos:
Quanto tenho para dividir?
|
Por quanto(a)as grupos(pessoas) quero dividir?
|
Quanto cada um(a) recebeu?
|
Quanto dei ao todo?
|
Quanto restou?
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13
|
2
|
6
|
12
|
1
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