16 de jan. de 2013

Como realizar uma sondagem


SONDAGEM DE NÍVEL DE ESCRITA

As investigações sobre a psicogênese da língua escrita permitem ao professor atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem e fornecer pistas para o aprendiz tornar-se alfabético. Nesse processo, a sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas.
Para realizar uma sondagem escolhe-se quatro palavras (uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nesta ordem) e uma frase de um mesmo campo semântico. Uma das palavras ditadas anteriormente deve aparecer nesta frase.

Exemplo: lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.

Pede-se então, para que a criança (atividade individual) escreva do jeito que souber. É importante pedir para que ela leia, apontando as letras e os sinais correspondentes à fala.
A partir do material investigado em uma sondagem, pode-se refletir sobre o pensamento da criança e perceber sua hipótese linguística.

Como a sondagem deve ser utilizada:
* instrumento para analisar as hipóteses da criança a partir de atividades significativas, colocando a criança diretamente em contato com o desafio de escrever.
* subsídio para o professor;
* instrumentalizador do processo;
* conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita, qual a lógica que utiliza naquele momento para escrever;
* analisar as hipóteses das crianças a partir de uma proposta significativa, que faz parte de uma sequência de atividade, ela sabe por que e para que está escrevendo,tendo uma função social;
* colecionar produções das crianças:com esse material é possível fazer um acompanhamento periódico da aprendizagem da criança e formular indicadores que permitam ter uma visão da evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do processo.

Objetivos da sondagem:
*instrumento para mapear o conhecimento das crianças sobre a escrita;
* reorientar sua prática pedagógica;
*material de pesquisa para definir as possíveis intervenções;
* elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças;
*obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança.


Sugestões de campos semânticos 


   1. VENTILADOR 
   2. CORTINA 
   3. MESA
   4. GIZ 
   5. MINHA PROFESSORA USA GIZ NA LOUSA.

   1. APONTADOR
   2. CANETA (CADERNO)
   3. LÁPIS
   4. GIZ
   5. QUEBROU A PONTA DO MEU LÁPIS.


   1. SUBMARINO
   2. CAMINHÃO
   3. CARRO
   4. TREM
   5. O ÔNIBUS LEVA MUITA GENTE.


   1. RINOCERONTE
   2. CAMELO
   3. PERU
   4. RÃ
   5. O CAMELO VIVE NO DESERTO.


   1. JOANINHA
   2. OVELHA
   3. LEÃO
   4. BOI
   5. O LEÃO É O REI DAS SELVAS.

   1. BRINCADEIRA
   2. ALEGRIA
   3. SAÚDE
   4. PAZ
   5. A MELHOR COISA NA VIDA É TER SAÚDE


   1. TORRADINHA
   2. MANTEIGA
   3. CAFÉ (LEITE)
   4. PÃO (MEL)
   5. AQUELA MENINA GOSTA DE PÃO COM MANTEIGA.


   1. ESTÔMAGO
   2. CABEÇA
   3. PERNA
   4. PÉ
   5. EM CABEÇA LIMPA NÃO TEM PIOLHO.


   1. COMPUTADOR
   2. REVISTA
   3. RÁDIO
   4. FAX
   5. NO RÁDIO TOCA MÚSICAS BONITAS.


   1. NATUREZA
   2. PLANETA
   3. TERRA
   4. FLOR
   5. O NOSSO PLANETA É MUITO BONITO.


   1. PRIMAVERA
   2. ANIMAIS
   3. JARDIM
   4. AR

   5.OS ANIMAIS PRECISAM DE CARINHO.

   1. ESCOLINHA
   2. BOLICHE
   3. CORDA
   4. PÁ
   5. EU GOSTO DE PULAR CORDA.


   1. BRINCADEIRAS
   2. DESCANSO
   3. LIÇÃO
   4. SOL
   5. O DESCANSO DAS FÉRIAS É MUITO BOM.


   1. PIPOQUEIRO
   2. QUADRILHA
   3. BALÃO
   4. SOM
   5. O PIPOQUEIRO VENDE MUITA PIPOCA.


   1. REFEITÓRIO
   2. ESCOLA
   3. PÁTIO
   4. CHÃO
   5. A ESCOLA É UM LUGAR BEM LEGAL.



Obs: Não me lembro de onde retirei este material

Nenhum comentário:

Postar um comentário