ATIVIDADES QUE SÃO
FUNDAMENTAIS NO TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO:
Escrita
e leitura de listas (palavras do mesmo campo semântico. Exemplo: Tem na festa de
aniversário (para oferecer pistas aos alunos de forma que façam antecipações de
leitura por exemplo)
Leitura
de ajuste de textos de memória (que são cantigas, parlendas, trava línguas,
quadrinhas). Cante com eles várias vezes até que note que decoraram o texto.
Você
lê apontando com o dedo na lousa, eles acompanham na cópia que eles tem.
Em seguida
vc fala a palavra e eles precisam encontrar na cópia do texto que tem em mãos.
Reescrita
de textos de memória
Depois de
memórizado
Você pode
trabalhar essa atividade com as duplas produtivas.
Reescrita
de contos, ou reconto: Pedir, de início, que escrevam a parte que mais gostaram,
que escrevam a cantiga que aparece no conto, que escrevam o início ou o
final...
Ao
trabalhar com contos procure relacionar junto com eles as várias formas usadas
para iniciar um conto, para finalizar os mesmos, liste personagens, liste
cenários, heróis, vilões... Isso será fundamental que quando produzirem textos
de autoria e mesmo para a reescrita.
Esse
traballho pode ser feito de diferentes formas: no coletivo (eles vão ditando e
vc é o escriba, discuta com eles a melhor forma de escrever para deixar o texto
mais bonito), em duplas produtivas ou individualmente. Depende de seu objetivo
e do nível de conhecimento as cças.
Cruzadinhas
e caça palavras (sempre
no mesmo campo semântico, com ou sem banco de palavras de acordo com o nível de
escrita de cada aluno) em dupla ou individualmente.
Leitura
e interpretação com autonomia Para alunos em nível silábico alfabético e alfabético
AMO SEU SITE. PARA MIM É UM DOS MELHORES. MUITO GRATA. DEUS TE ABENÇOE AINDA MAIS. TUDO DE BOM MARLY.
ResponderExcluirparabéns suas atividades são excelentes, muito obrigada por compartilhar!
ResponderExcluir