15 de mai. de 2018

Plano de aula da letra L - leão

Verificando os conhecimentos prévios

Você já viu um leão? Onde?
Você tem ideia de onde é o lugar onde os leões moram?
O leão é o rei da selva. Você concorda com essa afirmativa? Vamos conversar sobre isso.

Leitura 


Por que o leão é considerado o rei da selva?
O leão não é o rei da selva. O título de ‘leão, o rei da selva’ não passa de uma antiga metáfora que se mantém até os dias atuais. A ideia surgiu na Grécia Antiga, 6 a.C. Os gregos colocavam os leões como representação de nobreza e bravura e os imperadores usavam imagens do animal para transmitir a mensagem de que eram fortes e honrados.

De fato, o felino pode ser considerado rei, pois é predador, e está no topo de cadeia alimentar. O erro está em dizer que o leão é rei da ‘selva’, já que as selvas são locais com vegetação densa, na maioria das vezes são florestas de clima úmido, ambiente totalmente diferente do que esses grandes felinos habitam. Na realidade, os leões vivem nas savanas africanas, locais com poucas árvores e vegetação rasteira, perfeita para a camuflagem.

Os felinos que habitam esse tipo de selvas são os tigres na Ásia, e na América Central e do Sul, as conhecidas onças-pintadas.

Os leões se alimentam, principalmente, de antílopes. São animais de hábitos noturnos e podem dormir até 20 horas por dia. Na organização social, as fêmeas são as responsáveis pela caça e criação dos filhotes, enquanto o macho fica com a defesa de território.

O rugido, que pode ser ouvido a uma distância de oito quilômetros, é uma vocalização que tem objetivo de alertar e afastar outros machos que andem por ali.

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

Na natureza, os leões vivem cerca de 15 anos e em cativeiro chegam a mais de 20 anos. As principais ameaças para esses animais são a caça, a perda de habitat e de presas.


Texto retirado: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2296479/por-que-o-leao-e-considerado-o-rei-da-selva


Atividade 1

Vamos ler?

Interpretação oral

Sobre qual animal fala esse texto?
O autor do texto diz para tirar a mão da jaula. Por que ele pede isso?
Vocês já ouviram algum relato sobre os perigos que ocorrem nos zoológicos com esses animais ferozes? Vamos discutir sobre isso.
Você ouviu o texto que a professora leu sobre o leão, é na jaula que ele vive?
O que você descobriu sobre o leão que você não sabia?


Atividades

Pinte os espaços entre as palavras. (Quantas palavras têm em cada verso?
Circule a palavra "leão".
Qual a primeira letra da palavra "leão"?
Quais outras palavras iniciam com a letra "L"? Vamos escrever? (Os alunos falam a palavra e vão dizendo que letras utilizam para escrevê-la. A professora vai intervindo, se necessário, e faz o registro na lousa.

Atividade 2

Escrever a palavra separando em letras e sílabas


Após essas atividades, trabalhar a sistematização da letra "L" acrescentando as atividades que achar conveniente

Alguns exemplos:
  • Cruzadinhas; 
  • Bingo de palavras com a letra em estudo;
  • Caça palavras;
  • Lista de animais.


Um comentário:

  1. como eu gostei dessas atividades e o texto muito bom,vou trabalhar com meus alunos.

    ResponderExcluir