15 de fev. de 2011

Atividades com crachá


Atividades com crachás e nomes próprios

  • Colocar as crianças num círculo e distribuir os crachás aleatoriamente. Escolher, através de uma parlenda, a criança que irá iniciar a brincadeira. Solicitar à criança escolhida que leia o crachá que recebeu e o entregue ao seu dono. Continuar a brincadeira com a criança que recebeu o seu crachá e assim, sucessivamente até acabarem os crachás. Registrar na lousa o nome dos crachás que sobraram ( as crianças lêem os nomes dos alunos ausentes).
  • Com as crianças em roda, distribuir os cartões no chão e chamar “aqueles que possuem a letra “S” na inicial do nome. Continuar a brincadeira com as demais iniciais até que acabem os crachás.
  • Com as crianças em roda, distribuir os cartões no chão. Pedir que um aluno vá ao meio, pegue o crachá de um determinado colega (dizer o nome da criança) e o entregue ao dono.
  • Em roda, pedir que cada criança, na sua vez, pegue o crachá do colega da sua direita e o entregue a ele.
  • Em roda, distribuir os crachás no chão, deixando de fora o nome de um aluno. Verificar se percebem qual nome está faltando (combinar antes para que o dono do crachá não se manifeste deixando que os outros descubram).
  • Distribuir os cartões na roda e pedir que determinado aluno pegue o crachá com o nome que termina com a letra “...”. Continuar com outras letras finais e outros alunos.
  • Espalhar os crachás pelo pátio da escola e pedir que um a um vá buscar o seu.
  • Colocar os crachás embaixo das carteiras e pedir que cada um encontre o seu. Sentar-se onde está o seu crachá.
  • Colocar os cartões sobre as carteiras e pedir que encontrem seus lugares.
  • Entregar os crachás aleatoriamente e solicitar a leitura por ordem alfabética (cada criança lê o crachá que está em mãos e entrega ao seu dono).
  • Mostrar o crachá apenas com a inicial do nome para que descubram de quem é o nome.
  • Escrever os nomes dos alunos na lousa, trocando algumas letras de cada nome. Verificar se percebem e pedir que façam a correção.
  • Escrever o nome de um aluno na lousa e pedir que o dono venha e escreva o nome de um colega. Continuar a brincadeira até que todos tenham participado.
  • Registrar os nomes dos alunos na lousa. Pedir que baixem a cabeça na carteira para que possa apagar um dos nomes. Em seguida, pedir que observem e descubram qual nome foi apagado.
  • Escrever os nomes dos alunos na lousa faltando letras para que eles digam qual a letra que falta.
  • Registrar os nomes dos alunos na lousa. Pedir que façam a leitura de cada um deles à medida que for circulando.
    Obs: Registrar diariamente os nomes dos alunos que faltaram (crachás que sobraram).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário