Organizar uma rotina semanal de leitura e escrita é
fundamental para orientar o planejamento e o cotidiano da sala de aula. Ela se
expressa na forma como são organizados o tempo, o espaço, os materiais, as
propostas e intervenções do professor e revela suas intenções educativas.
Nessa proposta de alfabetização, a rotina deve
contemplar situações didáticas de reflexão sobre o sistema de escrita
alfabético e a apropriação da linguagem que se escreve. Deve haver uma
diversidade de atividades com diferentes propósitos e, ao mesmo tempo, uma
repetição delas para que o desempenho dos alunos seja cada vez melhor. Não é
preciso inventar novas atividades a cada dia, mas é importante variar o gênero
que vai ser trabalhado (contos, parlendas, listas, poemas, textos instrucionais
etc.) e o tipo de ação que o aluno vai fazer com cada texto.
Em função disso, organizamos um quadro orientador
em que é apresentado o que uma rotina semanal de leitura e de escrita deve
contemplar. Por exemplo: leitura diária em voz alta pelo professor, leitura
realizada pelos alunos mesmo quando ainda não lêem convencionalmente, situações
de produção escrita pelo professor e/ou pelos próprios alunos, além, é claro,
de situações de trabalho com a oralidade.
Neste material você vai encontrar orientações
didáticas para as diversas situações didáticas que aparecem no quadro de
rotina, como trabalho com nomes próprios, leitura de textos que os alunos
conhecem de memória, reescrita de contos etc., bem como o que os alunos
aprendem em cada uma dessas situações.
Do blog:http://lubarrach.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário