1º dia
Leitura: Os três porquinhos
ERA UMA VEZ três porquinhos que viviam na floresta com a sua mãe. Um dia, como já estavam muito crescidos, decidiram ir viver cada um em sua casa. A mãe concordou, mas avisou-os:
- Tenham muito cuidado, pois na floresta também vive o lobo mau, e eu não vou estar lá para vos proteger…
- Sim mamã! – Responderam os três ao mesmo tempo.
Os porquinhos procuraram um bom lugar para construir as suas casas e, assim que o encontraram, cada um começou a fazer a sua própria casa.
O porquinho mais novo, que só pensava em brincar, fez a sua casa muito rapidamente, usando palha. O porquinho do meio, ansioso por ir brincar com o mais novo, juntou uns paus e depressa construiu uma casa de madeira. O porquinho mais velho, que era o mais ajuizado, lembrou-se do que a sua mãe lhe tinha dito, e disse:
- Vou construir a minha casa de tijolos. Assim terei uma casa muito resistente para me proteger do lobo mau.
É claro que foi o que demorou mais tempo a construir a casa mas, no fim, estava muito orgulhoso dela, e só aí se juntou aos seus irmãos para brincar.
Um dia andavam os três porquinhos a saltar, muito divertidos, quando aparece o lobo mau:
- Olá! Vejo três deliciosos porquinhos à minha frente.
Ao verem o lobo mau, fugiram, cada um para a sua casa.
O lobo, que estava cheio de fome, chegou ao pé da casa do porquinho mais novo, e disse:
- Cheira-me a porquinho! Sai daí que eu vou-te comer! Se não saíres, deito a tua casa de palha abaixo…
E vendo a casa de palha à sua frente, soprou tão forte, que fez a casinha ir pelo ar!
O porquinho assustado correu para a casa do irmão do meio, que tinha uma casa de madeira.
Quando o lobo lá chegou, gritou novamente:
- Cheira-me a porquinho! E eu estou com tanta fome que vos vou comer aos dois…
E com dois sopros, conseguiu deitar a casa de madeira abaixo.
Os dois porquinhos mais novos correram então, apavorados, para a casa do irmão mais velho, que era de tijolo.
O lobo, vendo que os três porquinhos estavam todos numa só casa, exclamou, louco de alegria:
- Cheira-me a porquinho! E mais fome não vou eu ter, pois apanhei três porquinhos para comer!
Então o lobo encheu o peito de ar e soprou com toda a força que tinha, mas a casinha de tijolos não se mexeu nem um bocadinho. Aliviados, os três porquinhos saltaram de contentes. Mas o lobo não desistiu, e disse:
- Não consegui deitar a casa de tijolos abaixo nem derrubar a sua porta mas eu tenho outra ideia… esperem que já vão ver! E começou a subir o telhado, em direcção à chaminé.
Os porquinhos mais novos ficaram aflitos mas o mais velho, que era muito esperto, colocou no fogão, por baixo da chaminé, um grande caldeirão de água a ferver.
O lobo, ao entrar pela chaminé, caiu no caldeirão de água quente e queimou o rabo, fugindo o mais rápido que podia para o meio da floresta. Os dois porquinhos agradeceram ao seu irmão mais velho, e aprenderam a lição.
Deste lobo mau, nunca mais se ouviu falar…
Fonte:http://bebeatual.com/historias-os-tres-porquinhos_53
Atividade de Leitura
Elaborar várias cartelas como esta para o jogo do bingo:
A atividade abaixo deve ser realizada após a brincadeira "Corre Cutia", com as crianças:
- Fazer uma cartaz com a parlenda abaixo e ler com as crianças várias vezes, mostrando a direção da escrita para que eles acompanhem a leitura;
- Entregar uma cópia da parlenda aos alunos;
- Pedir que encontrem e circulem a palavra "cutia";
- Identificar as rimas: CUTIA/TIA, CIPÓ/VÓ, MÃO/CHÃO/CORAÇÃO
Pintar e escrever as letras e sílabas
Atividade de escrita - Lista
- Quais pessoas da família aparecem na parlenda "Corre cutia"?
- Quais outros parentescos temos?
- Vamos listar?
2º dia
Leitura:
Cutia
A cutia é um mamífero roedor da família Dasyproctídae, que
vive nas matas e capoeiras, saindo à tardinha para alimentar-se de frutos e
sementes caídos das árvores.
Apresenta de 1,5 a 2,8 kg de peso. O corpo é grosso.
A cabeça é um pouco alongada com orelhas relativamente
pequenas.
Apresenta quatro dentes incisivos longos e curvos.
A cauda é curta e nua com cerca de 1,5 cm de cumprimento.
Os membros anteriores são bem menores do que os posteriores
e exibem quatro dedos funcionais utilizados para levar o alimento à boca.
As longas extremidades posteriores (com três dedos
desenvolvidos, com unhas cortantes, equivalentes a pequenos cascos) fazem com
que a cutia seja boa saltadora. Os pêlos são ásperos, duros e compridos.
A coloração é variável entre as sete espécies que existem no
Brasil. As espécies mais freqüentes no Nordeste brasileiro são: Dasyprocta
aguti e Dasyprocta prymnolopha.
A cutia enterra o alimento em diversos locais, dentro do seu
território.
Na época de escassez de alimentos ela desenterra o que foi
anteriormente estocado.
O sistema de comunicação entre cutias é feito principalmente
pelo olfato e pela audição.
A comunicação olfativa é realizada através de odores
deixados pela secreção de uma glândula orificio retal e pela urina.
Tais odores funcionam como delimitadores territoriais para
localizarem o alimento anteriormente escondido e na identificação de membros do
mesmo grupo.
O período de gestação oscila em torno de 104 dias, com ciclo
estral de 30.
A quantidade de filhotes por parto varia de 1 a 3, ficando a
maioria das fêmeas com 2 filhotes por parto, os quais possuem o corpo
totalmente coberto de pêlos, os olhos abertos e se locomovem com facilidade.
A cutia tem um hábito de bater com a pata traseira no chão o
que funciona como alarme contra predadores ou um membro de outro grupo
A relação entre machos e fêmeas, numa população, deve ser em
torno de um macho para seis fêmeas, podendo variar esta proporção.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/cutia
Atividade de leitura
- Sortear os números com a escrita do numeral por extenso;
- Mostrar a escrita do numeral sorteado falando a qual numeral se refere;
- As crianças marcam o número sorteado;
- Vence quem marcar todos os numerais primeiro;
- Registrar o nome do vencedor.
Leitura compartilhada
- Conversando sobre o texto.
- Vamos pintar a frase que diz "A cutia é um bicho pequeno".
- Quantas palavras tem nessa frase?
A CUTIA É UM BICHO PEQUENO
Atividade em duplas
Antes de realizar a atividade abaixo, realizar novamente a leitura da parlenda (cartaz) com os alunos e mostrar algumas palavras, perguntando o que está escrito.
Recortar as tiras e montar a parlenda na ordem correta
Atividade de escrita (individual)
Socialização coletiva na lousa
3º dia
Leitura:
A casa e o seu Dono
Essa casa é de caco
Quem mora nela é o macaco.
Essa casa tão bonita
Quem mora nela é a cabrita.
Essa casa é de cimento
Quem mora nela é o jumento.
Essa casa é de telha
Quem mora nela é a abelha.
Essa casa é de lata
Quem mora nela é a barata.
Essa casa é elegante
Quem mora nela é o elefante.
E descobri de repente
Que não falei em casa de gente.
Atividade de leitura
Grade de nomes
- Realizar a leitura com os alunos (cartaz)
- Pedir que circulem a palavra "casa" no texto;
- Contar e registrar quantas vezes aparece a palavra "casa" no texto;
- Verificar, com os alunos, as rimas do poema;
- Pintar as rimas, cada uma com cores diferentes.
Atividade de Escrita (individual)
Lista - Animais que aparecem no poema
Brincadeira:
Forme uma roda e
distribua fichas com o nome das crianças, aleatoriamente.
Ao receber a ficha com o nome do colega, a
criança não pode mostrá-la a ninguém.
Brincar de corre cutia de um modo diferente do que as crianças já conhecem (com as fichas dos nomes.
Segue-se, então a brincadeira
corre-cutia. As crianças com a ficha em mãos começam a recitar a parlenda. Ao terminar, joga a ficha no centro da roda. A criança cujo nome estiver escrito na
ficha deve levantar-se e correr atrás da primeira até pegá-la ou até que ela se
sente no lugar vazio da roda, que é o lugar da segunda. Se a criança for
pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra "C"
4º dia
Leitura: Parlenda "A casinha da vovó
Atividade de leitura
1 -Lista de nomes dos alunos
- encontrar e circular os nomes dos ajudantes do dia;
- Pintar , de laranja, os nomes dos alunos da quarta fileira
2-Poema "A casa e seu dono"
Copiar do poema as palavras que iniciam com a letra "C"
3- Leitura e escrita
- Observar as palavras e os sons finais;
- Encontrar as palavras que rimam, observando as letras finais em destaque.
5º dia
Leitura : Corre cutia - jeito de brincar
Bingo
Mais cartelas
Atividade de escrita
Amei o seu cantinho.Perfeito. Tudo que eu precisava.
ResponderExcluirObrigada Ageneuza! Volte sempre! Bjus
ResponderExcluir