NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
PRÉ-SILÁBICO
- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
- Usa as letras do nome para escrever tudo;
- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- Que sinais eu uso para escrever palavras?
- Conhecer o significado dos sinais escritos.
Avanços:
- Diferenciar o desenho da escrita;
- Perceber as letras e seus sons;
- Identificar e escrever o próprio nome;
- Identificar o nome dos colegas;
- Perceber que usamos letras em diferentes posições
Atividades favoráveis:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário.
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
- Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
- Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
Conflitos vividos pela criança:
- A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
- Como ajustar a escrita à fala?
- Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
Avanços:
- Atribuir valor sonoro às letras;
- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;
Atividades favoráveis:
- Todas as atividades do nível anterior;
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
- Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
- Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
- Relacionar personagens a partir do nome escrito;
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
- Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
- Leitura de textos conhecidos;
- Relacionar textos memorizados com sua grafia;
- Cruzadinha;
- Caça-palavras;
- Completar lacunas em textos e palavras;
- Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
- Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase.
SILÁBICO-ALFABÉTICO
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
- Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
- Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
- Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres
Avanços:
- Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
- Atribuir o valor sonoro das letras.
Atividades favoráveis:
- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias.
ALFABÉTICO
- Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
- Como distinguir letras, sílabas e frases?
- Como aprender as convenções da língua escrita?
Avanços:
- Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação);
- Usar a letra cursiva.
Atividades favoráveis:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
- Jogos diversos com bingo de letras e palavras, construçaõ de textos coletivo, forca, formação de parlendas em tiras de papel.
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