Arranca-rabo
Objetivos:
Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o
esquema corporal; realizar movimentos com diferentes velocidades e contrações
musculares de diferentes intensidades.
Material:
Tiras de papéis de duas cores e fita para
anexá-los na roupa das crianças.
Procedimentos:
Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe
recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cada criança e colado com uma
fita. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo
das crianças da equipe adversária, cuidando para ninguém pegar o seu. No sinal
do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais
rabos, sendo a vencedora.
Varal colorido
Habilidades motoras trabalhadas:
Coordenação motora global, agilidade motora,
velocidade e preensão manual.
Desenvolvimento:
Juntam-se todas as crianças em um espaço aberto,
formando uma grande fileira. Todas ficam com um lenço na mão e longe delas
arma-se um varal, a uma altura em que elas possam alcançá-los. Dado o sinal, a
primeira criança sai correndo e pendura bem rápido o seu lenço no varal. Depois
que ela volta ao lugar, sai outra criança e assim por diante.
Joga a Bola!
Objetivos:
Contribuir para o desenvolvimento da tonicidade e
fixar a dominância de um segmento sobre o outro mediante as vivências motoras.
Procedimentos:
Em um espaço aberto, as crianças deverão ficar em
forma de círculo. Uma criança será escolhida para ficar no meio da roda com uma
bola. Dado o sinal, esta criança jogará a bola para outra criança, que deverá
pegar a bola e ocupar o local do centro, a criança que estava no centro ficará
no local da que estava no círculo e assim segue a brincadeira.
Quem sou eu?
Forme um círculo com as crianças. Uma criança
fica no centro com os olhos vendados, enquanto a roda gira para a direita e
depois para a esquerda. O jogador do centro bate palmas e a roda pára. Em
seguida, aponta para um amigo que está na roda e este diz bem alto e
disfarçando a voz: Bom dia! O do centro terá que reconhecer a voz e dizer quem
é o amigo. Se ele acertar, o amigo assume seu lugar. Se errar, terá que fazer
outra tentativa passando as mãos no rosto do amigo. Se ainda assim errar, ele
sai do centro e fica uma vez sem jogar.
Gangorra
As crianças põem-se de pé de frente um para o
outro, com as mãos dadas e os braços estendidos. Enquanto um se abaixa,
flexionando os joelhos, o outro estica-se até ficar na ponta dos pés.
Caracol
As crianças dão-se as mãos sendo que o educador
fica na ponta: o educador começa a enrolar, a entrelaçar por entre as crianças,
formando um caracol.
Refazendo o túnel
No pátio o professor coloca as crianças dispostas
em quatro fileiras com o mesmo número de crianças. Elas formarão dois túneis,
ficando um de frente para o outro, corpos afastados, com os braços estendidos
para o alto e de mãos dadas. A um sinal do professor, as duas últimas crianças
de cada fileira iniciam a passagem por baixo do túnel, sendo seguidos pelos
colegas.
Bola ao alvo
Condutas trabalhadas:
Tonicidade (força muscular), organização
espacial, coordenação viso-motora.
Material:
Uma bola de borracha n.º8 e um bambolê.
Desenvolvimento:
O professor dispõe as crianças em fila e fica de
frente para eles, a uma distância não muito grande. No meio do espaço entre
professor/turma fica um bambolê no chão. O exercício consiste em jogar a bola
para a primeira criança da fila batendo-a no chão dentro do bambolê. A criança
então pega a bola e a joga de volta para o professor, tentando fazer o mesmo
movimento (batendo-a dentro do bambolê). Assim que todos tiverem ido, o
professor pode aumentar a distância entre ele e as crianças, fazendo com que
elas tenham de lançar a bola batendo-a no chão um pouco mais forte.
Espantalho
Forma-se duas equipes com o mesmo número de
integrantes cada uma, sendo que uma criança de cada equipe deverá ser o
espantalho. O professor prende a mesma quantidade de grampos na roupa de cada
espantalho. Dado o sinal de início, os primeiros de cada equipe começam a tirar
os grampos dos espantalhos, colocando-os dentro de um pote. Dado o próximo
sinal, os dois participantes entregam os potes para os próximos da fila, que
continuam a brincadeira. A brincadeira continua até que todos os grampos sejam
retirados. Depois disso, inicia-se novamente a brincadeira escolhendo outros
espantalhos.
Andando em zigue-zague
O professor deverá colocar diversas caixas de
papelão afastadas umas das outras. As crianças deverão caminhar em ziguezague
ora para fora, ora para dentro até o final do percurso com os cones. Esta
atividade tem como objetivo fixar a dominância de um segmento sobre o outro
mediante um máximo de vivências motoras e experimentar ao máximo os movimentos
que requeiram o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.
Fonte:
http://educacaoinfantilummundoadescobrir.blogspot.com.br/2010/12/sugestoes-de-brincadeiras-para-educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário