13 de nov. de 2016

Multiplicação - introdução

Fazer agrupamentos com material de sucata - de 2 em 2, de 3 em 3 etc. Isto direciona para tabuada e para conjunto. 

Perguntar "quantos montinhos de 2 fez? Etc. Quantos montes de tampinhas? Quantas tem ao todo? "

Quando começarem a escrever, levem as crianças a acompanhar no quadro:

           00 - 2         Um grupinho de 2 bolinhas tem quantas bolinhas?
     00 00 - 4         2 grupinhos de 2 bolinhas tem quantas bolinhas?
00 00 00 - 6         3 grupinhos de 2 bolinhas tem quantas bolinhas?

Colocar a seqüência dos números no quadro: 1 – 2 - 3 – 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 – 10
 “Vocês perceberam que estamos contando de 2 em 2”? 
Ir lendo os resultados e assinalando na seqüência dos números.

 Contar de 2 em 2 até decorarem.

Usar o mesmo processo para grupinhos de 3 em 3, 4 em 4 etc., conforme o adiantamento da classe.


1ª Aula

1. Conteúdo: introdução ao conceito de MULTIPLICAÇÃO
2. Objetivo: levar a criança a perceber que a MULTIPLICAÇÃO é um processo mais rápido do que o da ADIÇÃO para se chegar a um total, quando as parcelas são iguais.
3. Recursos: flanelógrafo e figuras variadas nas quantidades correspondentes às situações que vão ser propostas, ou desenhos esquematizados no quadro.
4.Estratégias: A criança vai adquirir o conceito de MULTIPLICAÇÃO através da comparação com a ADIÇÃO. 
O professor irá contando uma estória e montando a ilustração no flanelógrafo ou com desenhos no quadro, pedindo sempre a colaboração das crianças. 
Ex. Tenho 4 amiguinhos e quero dar 3 balas para cada um. Quantas balas eu preciso comprar?

Representação gráfica:


Após montada a soma, que eles já conhecem, o professor pergunta:

Perg.: Quantas vezes o 3 se repete?

Resp.: 4 vezes.

Prof. Quando aparece a repetição do mesmo número na ADIÇÃO, posso chegar ao resultado de uma forma mais rápida, através de uma nova operação - a MULTIPLICAÇÃO, cuja Linguagem Matemática é 4 x 3 = 12. 

Colocar no quadro ao lado da representação gráfica.

É como se nós tivéssemos 2 caminhos:
Soma:    3+3+3+3=12
Multiplicação:    4x3=12

Pelos 2 caminhos chego ao mesmo resultado, só que pela ADIÇÃO nós faremos o trajeto andando, bem devagar e, pela MULTIPLICAÇÃO, nós faremos o trajeto mais rapidamente, de bicicleta.

A MULTIPLICAÇÃO é a operação que faz a ação de repetir a mesma quantidade e procura o total.
Dar muitos outros exemplos firmando a mesma idéia.


2 ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança a interiorizar o conceito de MULTIPLICAÇÃO através de uma atividade vivencial e da descoberta do conceito no meio ambiente.
2. Recursos: as próprias crianças, objetos do meio ambiente como lápis, gizes, cadernos etc.
3. Estratégias:

A. Trabalho com o corpo

Fazer 4 círculos no chão.
-chamar 2 crianças para entrarem no 1º circulo;
- fazer o mesmo com os outros 3 círculos;
Perguntar como é que eu descubro quantas crianças eu tenho ao todo? - Pela ADIÇÃO Colocar no quadro a representação gráfica e a linguagem matemática:


Perg.: que outro caminho eu teria para chegar ao mesmo resultado? Pela MULTIPLICAÇÃO.
Conduzindo o processo, o professor pergunta: quantas vezes o grupo de 2 alunos se repete? 4 vezes, portanto a linguagem matemática dessa operação é: 4x2=8 e coloca no quadro.

B. Trabalho com objetos do meio ambiente 

O professor deverá explorar o conceito de MULTIPLICAÇÃO da mesma forma como fez com as crianças; utilizando objetos do meio ambiente, como lápis, cadernos etc.

 Ex. Tenho 4 estojos. Em cada estojo tenho 2 lápis. Se quero saber quantos lápis tenho ao todo, quais os caminhos que posso seguir?
O da ADIÇÃO, onde somo os lápis de cada estojo, colocando no quadro: 2+2+2+2 = 8
Perg.: Quantas vezes se repetem os 2 lápis?
Resp.: 4 vezes. Sempre que o mesmo número se repete na ADIÇÃO, posso chegar ao resultado de forma mais rápida pela MULTIPLICAÇÃO:  4x2=8

3ª. Aula

1. Objetivo: levar a criança a montar situações de ADIÇÃO e MULTIPLICAÇÃO através da utilização de material concreto, com representação gráfica e linguagem matemática.
2. Recursos: sucata - tampinhas, palitos - 10 para cada, folha sulfite, lápis grafite.
3. Estratégias: O professor colocará os alunos em duplas:
- um elemento da dupla trabalhará com o material;
- o outro com lápis e papel para fazer a representação gráfica e a linguagem matemática.
Em seguida proporá a situação:

Comprei 2 envelopes de figurinhas com 5 figurinhas em cada um. Quantas figurinhas comprei?
0 aluno que está com o material montará os dois montinhos de 5 que corresponderão à 5 figurinhas.
0 aluno que está com o papel sulfite fará a representação gráfica e a linguagem matemática


Ao mesmo tempo a professora vai acompanhando no quadro.
O professor repetirá o mesmo processo com outras situações problemas, revezando as duplas.
Observação: Começar com a tabuada do 2. Montar com eles através da comparação com a soma. Quando o mesmo número aparece na soma, posso fazer a MULTIPLICAÇÃO desse número por 2.

                      1+1=2             2x1=2                                         6+6=12              2x6=12
                      2+2=4             2x2=4                                         7+7=14              2x7=14
                      3+3=6             2x3=6                                         8+8=16              2x8=16
                      4+4=8             2x4=8                                         9+9=18              2x9=18
                      5+5=10           2x5=10




Esta relação de um número multiplicado pelos outros chama-se TABUADA. Esta é a TABUADA do 2, que vocês vão estudar. 
Escrever as tabuadas em cartazes e pendurar na sala. Treinar bem as TABUADAS antes de entrar na DIVISÃO.

Fonte:

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