17 de out. de 2016

Sugestões de atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem

DIFICULDADES DOS ALUNOS

Atividades a serem aplicadas a cada tipo de dificuldade:

1- Não reconhece as letras:
  • jogo de Bingo
  • O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
  • Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...) 

2- Não consegue formar PALAVRAS:
  • Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
  • Recortar letras e formar palavras
  • Formar palavras com o alfabeto móvel
  • Bingo
  • Forca
  • Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
  • Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
  •  Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
  • Dominó com figuras e palavras.
  • Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
  • O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
  • Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
  • Completar as palavras em que estão faltando letras
  • Cruzadinhas
  • Modelos estáveis expostos na sala de aula


 3- Não consegue formar frases
  •  Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente
  • • Mandar pequenos bilhetes


4- Não tem segmentação frasal
  • Dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMODELICIOSOMEL)
  • Ler um texto dizendo ESPAÇO ou batendo uma palma entre cada palavra. Ex. As (espaço) abelhinhas (espaço) produzem...


5- Lê, mas não escreve
  • Copiar textos interessantes
  • Mandar bilhetinhos
  • Hora do Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem podem ganhar um pequeno prêmio) 

6- Só copia, mas não lê
  • Bingo
  • O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
  • Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
  • Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
  •  Recortar letras e formar palavras
  • Formar palavras com o alfabeto móvel
  • Bingo
  • Forca
  • Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
  • Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
  • Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
  • Dominó com figuras e palavras.
  • Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
  • O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
  • Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
  • Completar as palavras em que estão faltando letras
  • Cruzadinhas
  • Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e
  • montar novamente
  • Mandar pequenos bilhetes

7- Lê, mas não entende
  • Contar e explicar uma piada
  • Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
  • O aluno contará a história de um livro sem palavras

8- Não se expressa bem oralmente
  • Contar e explicar uma piada
  • Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
  • O aluno contará a história de um livro sem palavras
  • Hora da conversa ou da novidade
  • O aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias
  • O professor nunca deve repreender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente


9- Não consegue estruturar textos
  • Ter contato e identificar diferentes tipos de textos


10 -Não tem seqüência lógica de ideias
  • Ordenar seqüências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história
  • O professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem
  • Produção de texto em grupo

11 -Não se concentra
  •  Hora do jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas, etc.)
  • Ditado relâmpago (o prof. mostra uma figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu)
  • O prof. contará uma história fazendo o entendimento do texto. Contará a mesma história no dia seguinte modificando os detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.

12- Recusa-se a fazer as atividades Este aluno é provável vítima de negligência familiar, sem hábitos de estudo ou quer chamar a atenção.

Neste caso, o professor pode:
  • Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras
  • Elogiar quando fizer as atividades
  • Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente
  • Tentar convencer amigavelmente
  • Exercer autoridade
  • Ser um verdadeiro general algumas vezes


13- Não reconhece os números. Não associa o numeral à quantidade
  • Bingo
  • Dominó
  • Material Dourado
  • Ábaco

14- Não faz a seqüência numérica
  • Tabuleiro
  • Bingo com falta de números
  • Pular corda com cantiga que tenha seqüências (Com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3, ... Pares e Ímpares, 5 em 5, etc.

15- Não abstrai operações matemáticas
  • Boliche (soma ou subtração)
  • Dominó
  • Brincar de feira, supermercado, de comprar e vender

Fonte:http://blogaberes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário