DIFICULDADES DOS ALUNOS
1- Não reconhece as letras:
- jogo de Bingo
- O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
- Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
2- Não consegue formar PALAVRAS:
- Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
- Recortar letras e formar palavras
- Formar palavras com o alfabeto móvel
- Bingo
- Forca
- Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
- Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
- Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
- Dominó com figuras e palavras.
- Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
- O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
- Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
- Completar as palavras em que estão faltando letras
- Cruzadinhas
- Modelos estáveis expostos na sala de aula
3- Não consegue formar frases
- Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente
- • Mandar pequenos bilhetes
4- Não tem segmentação frasal
- Dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMODELICIOSOMEL)
- Ler um texto dizendo ESPAÇO ou batendo uma palma entre cada palavra. Ex. As (espaço) abelhinhas (espaço) produzem...
5- Lê, mas não escreve
- Copiar textos interessantes
- Mandar bilhetinhos
- Hora do Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem podem ganhar um pequeno prêmio)
6- Só copia, mas não lê
- Bingo
- O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
- Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
- Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
- Recortar letras e formar palavras
- Formar palavras com o alfabeto móvel
- Bingo
- Forca
- Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
- Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
- Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
- Dominó com figuras e palavras.
- Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
- O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
- Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
- Completar as palavras em que estão faltando letras
- Cruzadinhas
- Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e
- montar novamente
- Mandar pequenos bilhetes
7- Lê, mas não entende
- Contar e explicar uma piada
- Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
- O aluno contará a história de um livro sem palavras
8- Não se expressa bem oralmente
- Contar e explicar uma piada
- Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
- O aluno contará a história de um livro sem palavras
- Hora da conversa ou da novidade
- O aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias
- O professor nunca deve repreender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente
9- Não consegue estruturar textos
- Ter contato e identificar diferentes tipos de textos
10 -Não tem seqüência lógica de ideias
- Ordenar seqüências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história
- O professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem
- Produção de texto em grupo
11 -Não se concentra
- Hora do jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas, etc.)
- Ditado relâmpago (o prof. mostra uma figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu)
- O prof. contará uma história fazendo o entendimento do texto. Contará a mesma história no dia seguinte modificando os detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12- Recusa-se a fazer as atividades Este
aluno é provável vítima de negligência familiar, sem hábitos de estudo ou quer
chamar a atenção.
Neste caso, o professor pode:
- Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras
- Elogiar quando fizer as atividades
- Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente
- Tentar convencer amigavelmente
- Exercer autoridade
- Ser um verdadeiro general algumas vezes
13- Não reconhece os números. Não associa o
numeral à quantidade
- Bingo
- Dominó
- Material Dourado
- Ábaco
14- Não faz a seqüência numérica
- Tabuleiro
- Bingo com falta de números
- Pular corda com cantiga que tenha seqüências (Com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3, ... Pares e Ímpares, 5 em 5, etc.
15- Não abstrai operações matemáticas
- Boliche (soma ou subtração)
- Dominó
- Brincar de feira, supermercado, de comprar e vender
Fonte:http://blogaberes.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário