Jogo livre
As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as
barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a
criatividade.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A 4 (ou cartolina)
com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem
as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos
formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.
As crianças através dessas brincadeiras podem fazer
classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.
Percepção do tamanho
Mostrar
réguas diferentes e perguntar às crianças se são iguais ou não. A partir de
suas respostas, levá-las a pensar que, por exemplo, qualquer régua amarela é
menor do que qualquer régua azul.
Oferecer
oportunidade para que todas as réguas sejam comparadas.
Sugerir que
façam comparações sobrepondo as barrinhas.
Seqüência numérica
Propor que
peguem algumas barras brancas e uma vermelha. Quantas barras brancas são
necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho do que a vermelha?
Propor essa
atividade comparando as demais barras com as brancas.
Jogo de formar trenzinhos
·
Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois,
pinte-o na folha quadriculada.
· Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois,
pinte-o na folha quadriculada.
· Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.·
Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.
Jogo da ordem
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
· Trabalho em dupla: Peguem o material e separem uma barra de cada cor.
Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e
descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque
as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo
com o tamanho, começando da menor para a maior.
· As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e
(–1) na decrescente. Não falar em números.
Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores
correspondentes.
Agora,
observe a escada formada pelas barras e responda:
· Qual barra é menor?
· Qual é a maior?
· Qual vem depois da vermelha?
· Qual barra vem antes da verde-escura?
· Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho
da barra seguinte?
· Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
· Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar
cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
· Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar
quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e
registre as conclusões.
Jogo da formação de números
Pegue seu
Material Cuisenaire.
Descubra
combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento
de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha =
branca + branca
*verde-claro
= branca + vermelha
*verde-claro
= vermelha + branca
*lilás =
vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro
+ branca
*lilás =
branca + verde-claro
·
Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.
Jogo da adição
· Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas
barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra.
· Descubra e complete, observando a barra vermelha e a
combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que
equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
· Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do
jogo anterior.
Jogo da adição com mais barras
·
Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
· Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras,
perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes
descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem
que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
· Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da
propriedade.
· Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra
marrom.
· Monte todas as opções que você descobrir.
Exemplo:
barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.
· Registre as
adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.
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