5 de jun de 2012

Atividades com cuisinaire


Jogo livre


As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a criatividade.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A4 (ou cartolina) com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.

As crianças através dessas brincadeiras podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.



Percepção do tamanho


Mostrar réguas diferentes e perguntar às crianças se são iguais ou não. A partir de suas respostas, levá-las a pensar que, por exemplo, qualquer régua amarela é menor do que qualquer régua azul.
Oferecer oportunidade para que todas as réguas sejam comparadas.
Sugerir que façam comparações sobrepondo as barrinhas.




Seqüência numérica


Propor que peguem algumas barras brancas e uma vermelha. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho do que a vermelha?
Propor essa atividade comparando as demais barras com as brancas.





Jogo de formar trenzinhos




· Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.· Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.




Jogo da ordem


Os alunos devem executar as seguintes ordens:

· Trabalho em dupla: Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
· As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.

Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores correspondentes.


Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:
· Qual barra é menor?
· Qual é a maior?
· Qual vem depois da vermelha?
· Qual barra vem antes da verde-escura?
· Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?
· Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
· Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
· Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.





Jogo da formação de números

Pegue seu Material Cuisenaire.
Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro


· Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.





Jogo da adição

· Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra.
· Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
· Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do jogo anterior.






Jogo da adição com mais barras



· Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
· Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
· Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.
· Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.
· Monte todas as opções que você descobrir.

Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.
· Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.

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