Alfândega
Uma criança sai da sala.
Escolhe-se uma criança
que irá inventar uma regra e dizer para os colegas, como por exemplo: só passa
de for algo que voa.
Chama o colega que está
fora da sala e pergunta: o que passa? Este vai dizendo por exemplo gato (as
crianças dizem não passa), vaca (as crianças dizem não passa), até ele dizer o
nome de algum animal que voa.
A finalidade da
brincadeira é descobrir qual foi a regra dada inicialmente.
Doente, morto e coveiro
O grupo faz uma roda. Os participantes ficam passando a bola com os pés ou com as mãos. A primeira pessoa que deixar a bola cair no chão fica doente, a segunda, morta e a terceira, caveira.
A caveira deve pegar a bola, enquanto os outros correm, e gritar “Stop”. Ao ouvir o grito, todos devem ficar parados e a caveira deve dar três passos e tentar queimar um dos jogadores. Se isso acontecer, quem foi queimado pega a bola, e o jogo recomeça.
Fui à feira
Idade: a partir de 5 anos
Participantes : 2 ou mais
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”.
O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
Doente, morto e coveiro
O grupo faz uma roda. Os participantes ficam passando a bola com os pés ou com as mãos. A primeira pessoa que deixar a bola cair no chão fica doente, a segunda, morta e a terceira, caveira.
A caveira deve pegar a bola, enquanto os outros correm, e gritar “Stop”. Ao ouvir o grito, todos devem ficar parados e a caveira deve dar três passos e tentar queimar um dos jogadores. Se isso acontecer, quem foi queimado pega a bola, e o jogo recomeça.
Fui à feira
Idade: a partir de 5 anos
Participantes : 2 ou mais
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”.
O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário