Quem sou eu
Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo
"Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que
todos aprendam os nomes uns dos outros e será uma ótima oportunidade para você
também aprender.
Faça quadrados de cartolina com figuras das
palavras que vai usar no jogo, coisas básicas ou qualquer outro objeto. Deve
fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número
de alunos + 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua
os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece
mostrando o seu e diga:
- Eu sou Fulano e sou um (a) - diga o nome da
figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e
sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará
para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é
uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros
disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é
uma bola, eu sou... um (a)...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas
ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes
uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também
aprenda os nomes deles,o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba
o nome de seus alunos.
Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se
todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo
para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e
passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?"
"Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem
a roda girar.
Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina
cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada
coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já
divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão
pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador
irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário