21 de mar. de 2019

Atividades - dobro








Dia da água - texto para interpretação (Música "Olha a água")

Texto informativo   - Introdução

Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU  (Organização das Nações Unidas), no dia 22 de março de 1992, com objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da má utilização da água.
Sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por água. Então por que se preocuparam com isso?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
                                                                                                                               Fonte:guiainfantil.com


Roda de conversa: 
  • Por que a água é importante?
  • Por que foi criado o dia da água?
  • Para quais atividades diárias a água é utilizada na sua casa?

Vamos cantar?




Interpretando o texto



  1. Qual o título da música?
  2. O texto acima cita várias formas para utilização da água. Quais são elas?
  3. Por que temos que economizar a água?

Subtração



20 de mar. de 2019

Música para o dia da água


Procurando músicas sobre água, encontrei esta que é uma delícia de ouvir.


Tanta água

Márcio de Camillo/Ana Cristina

De onde vem tanta água,
pra onde vai me levar?
Não tenho rumo, nem nada,
quero apenas navegar...
De onde vem tanta água,
não pode ser só do céu!
Como ela se junta agora em tão alegre escarcéu?
Que tanto de água é essa,
De onde será que ela vem?
Se o rio tem tanta água,
Quanta água o rio tem?
No começo era lagoa,
depois virou riachinho,
depois rio de água boa,
pois cresceu um bocadinho!
E águas vão se juntando,
de onde será que elas vêm? 
Pra onde será que elas vão?
É pra lá que eu vou também!




O ciclo da água - Vídeo explicativo


Olha a água - Música


OLHA A ÁGUA
                Marcelo Serralva

Olha a água
Pra matar a nossa sede
Pra molhar a nossa casa
Pra regar as nossas plantas
Pra chover de madrugada

Se é pouco é uma gota
É um pingo, uma lágrima
Se é muito vira rio, cachoeira, vira lago, vira mar
Água que a gente tem que economizar

Olha a água
Pode ser um oceano
Pode ser um mar inteiro
Pode ser aquele banho
Que eu tomo no chuveiro

Quando chove vira nuvem
E despenca lá do céu
Quando cai no chão
É água pra beber pra tomar banho pra lavar

Água que a gente tem que economizar
Porque senão um dia ela acaba
E então o que a gente vai fazer se não tem água

Porque senão um dia a fonte seca
E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra? (aqui no planeta terra)



13 de mar. de 2019

Atividades com R brando

Vamos ler?



      Responda, de acordo com o texto.

  1. Sobre qual animal fala o texto?
  2. Qual o nome da arara?
  3. Onde a arara mora?
  4. O que a arara vive fazendo?
  5. Depois que a arara ficou rouca, o que ela cantava?

    Observe:

                                          ARARA                          ARRARRA


O que muda nessas palavras?
Como fica o som com apena uma letra R?


Pinte, recorte e monte as palavras em seu caderno.


Cruzadinha sem banco de palavras para os alunos alfabéticos e silábico alfabéticos



Cruzadinha com banco de palavras para os alunos pré-silábicos e silábicos





10 de mar. de 2019

Terezinha de Jesus - como brincar


Terezinha de Jesus

Preparação - crianças em círculo, uma ao centro para ser a Terezinha

As crianças giram a roda cantando:

Terezinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos três chapéu na mão.

(Os três meninos vêm, um a um e entram na roda)
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão. (a menina que está no centro estende a mão para o menino).

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração.

(Aqui a Terezinha escolhe uma criança da roda para entrar na mesma e juntas com a turma vão cantando e rodando)

Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da menina mais bonita
Quero um beijo e um abraço

(As duas crianças que estão no centro se abraçam, ficando a última para ser a Terezinha e a brincadeira reiniciará)