Páginas
▼
31 de mar. de 2019
21 de mar. de 2019
Dia da água - texto para interpretação (Música "Olha a água")
Texto informativo - Introdução
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 22 de março de 1992, com objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da má utilização da água.
Sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por água. Então por que se preocuparam com isso?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 por cento, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Fonte:guiainfantil.com
Roda de conversa:
- Por que a água é importante?
- Por que foi criado o dia da água?
- Para quais atividades diárias a água é utilizada na sua casa?
Vamos cantar?
Interpretando o texto
- Qual o título da música?
- O texto acima cita várias formas para utilização da água. Quais são elas?
- Por que temos que economizar a água?
20 de mar. de 2019
Música para o dia da água
Procurando músicas sobre água, encontrei esta que é uma delícia de ouvir.
Tanta água
Márcio de Camillo/Ana Cristina
De onde vem tanta água,
pra onde vai me levar?
Não tenho rumo, nem nada,
quero apenas navegar...
De onde vem tanta água,
não pode ser só do céu!
Como ela se junta agora em tão
alegre escarcéu?
Que tanto de água é essa,
De onde será que ela vem?
Se o rio tem tanta água,
Quanta água o rio tem?
No começo era lagoa,
depois virou riachinho,
depois rio de água boa,
pois cresceu um bocadinho!
E águas vão se juntando,
de onde será que elas vêm?
Pra onde será que elas vão?
É pra lá que eu vou também!
Olha a água - Música
OLHA A ÁGUA
Marcelo
Serralva
Olha a água
Pra matar a nossa sede
Pra molhar a nossa casa
Pra regar as nossas plantas
Pra chover de madrugada
Se é pouco é uma gota
É um pingo, uma lágrima
Se é muito vira rio, cachoeira, vira lago, vira mar
Água que a gente tem que economizar
Olha a água
Pode ser um oceano
Pode ser um mar inteiro
Pode ser aquele banho
Que eu tomo no chuveiro
Quando chove vira nuvem
E despenca lá do céu
Quando cai no chão
É água pra beber pra tomar banho pra lavar
Água que a gente tem que economizar
Porque senão um dia ela acaba
E então o que a gente vai fazer se não tem água
Porque senão um dia a fonte seca
E o que vai ser então da nossa vida aqui na terra? (aqui no
planeta terra)
13 de mar. de 2019
Atividades com R brando
Vamos ler?
Responda, de acordo com o texto.
- Sobre qual animal fala o texto?
- Qual o nome da arara?
- Onde a arara mora?
- O que a arara vive fazendo?
- Depois que a arara ficou rouca, o que ela cantava?
Observe:
ARARA ARRARRA
O que muda nessas palavras?
Como fica o som com apena uma letra R?
Pinte, recorte e monte as palavras em seu caderno.
Cruzadinha sem banco de palavras para os alunos alfabéticos e silábico alfabéticos
Cruzadinha com banco de palavras para os alunos pré-silábicos e silábicos
10 de mar. de 2019
Terezinha de Jesus - como brincar
Terezinha de Jesus
Preparação
- crianças em círculo, uma ao centro para ser a Terezinha
As
crianças giram a roda cantando:
Terezinha
de Jesus
De
uma queda foi ao chão
Acudiram
três cavalheiros
Todos
três chapéu na mão.
(Os
três meninos vêm, um a um e entram na roda)
O
primeiro foi seu pai
O
segundo seu irmão
O
terceiro foi aquele
Que
a Tereza deu a mão. (a menina que está no centro estende a mão para o menino).
Terezinha
levantou-se
Levantou-se
lá do chão
E
sorrindo disse ao noivo
Eu
te dou meu coração.
(Aqui
a Terezinha escolhe uma criança da roda para entrar na mesma e juntas com a
turma vão cantando e rodando)
Da
laranja quero um gomo
Do
limão quero um pedaço
Da
menina mais bonita
Quero
um beijo e um abraço
(As
duas crianças que estão no centro se abraçam, ficando a última para ser a
Terezinha e a brincadeira reiniciará)