27 de nov. de 2017
26 de nov. de 2017
23 de nov. de 2017
22 de nov. de 2017
Sequência Didática - A casinha da vovó
Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns
passos importantes:
Confecção de Cartazes:
- Confeccionar
cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
- Cartazes
com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
- Cartazes
com a parlenda escrita em letra cursiva;
- Fazer
um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por
desenhos.
Criação de Fichas:
- Criar
fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula
e letra cursiva);
- Fichas
com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja,
emendadas;
- Fichas
com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
- Fichas
com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE 1
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do
gênero e do suporte na compreensão de textos.
- Organize
a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como
preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o
quadro mesmo.
- Informar
o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um
cartaz (suporte).
- Mostre
o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
- Leia
a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
- Repita
a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam
repeti-las sozinhos.
- Peça
que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e
mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para
baixo.
- Peça
que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações
como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
- Faça
a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
- De
quem é a casinha?
- Como
é a casinha?
- Por
que o café está demorando?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de
desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade
sugerida.
A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e 4
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência
proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada
principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado e
compreensão da língua escrita. A última atividade a ser postada será uma
proposta de avaliação para verificar o aprendizado. Acompanhe!
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
- Mostre
o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
- Peça
que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda,
colorindo-as de vermelho e azul.
- Em
seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
- Circule
na parlenda a palavra CASINHA.
- Desenhe
a casinha da vovó.
ATIVIDADE 3
- Distribua
o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde
os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma
nova palavra.
- Peça
que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda,
em seguida repita a atividade com as demais linhas.
- Mostre
que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó)
ressaltando que elas são palavras.
- Peça
para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que
contem o número de letras dessa palavra.
Quantas letras tem?
Qual é a letra inicial?
Qual é a letra final?
Qual é a letra inicial?
Qual é a letra final?
- Em
seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde
as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa
as palavras com 7 ou mais letras.
- Pergunte
aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer,
peça que eles sublinhem elas.
ATIVIDADE 4
- Disponibilize
o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a
palavra Casinha.
- Agora,
peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para formar o
nome da figura (registro no caderno):
- Agora
organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da
parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as
organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó).
Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
- Para
a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula,
como no 1º cartaz.
A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Atividade 5
- Peça
para que os alunos completem o quadro a seguir:
- Agora,
disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e
colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
ATIVIDADE 6
- Apresente
o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
- Peça
que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º
(desenhos).
- Peça
que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º
com o 2º cartaz.
- Aponte
cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
- Em
seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras
correspondentes aos desenhos.
A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8, 9 e 10
Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A
Casinha da vovó” Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as
atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem
alcançar ao final do trabalho. Acompanhe as atividades que antecedem a essas
acessando Atividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e Atividades 5 e 6 para seguir a
sequência didática sugerida pela Kátia.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar
letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 7
- Disponibilize
o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na
altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa
maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é
recomendável).
- Ofereça
o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
- Apresente
letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os
conhecimentos prévios de seus alunos.
- Aponte
no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a
em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
- Diga
uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no
alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
- Apontar
as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
- Em
seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar:
“Qual palavra da parlenda formamos?”
CASINHA
- Peça
para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam
com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio
da palavra, colorindo-as de azul.
- Utilize
o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos
desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
- Disponibilize
jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com
a letra “C” no início.
ATIVIDADE 8
- Apresente
aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º
cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre
eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de
letra).
- Disponibilize
o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na
altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa
minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é
recomendável).
- Ofereça
o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
- Apresente
letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
- Aponte
no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a
em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
- Diga
uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no
alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
- Distribua
fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes
(imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem
os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE 9
- Apresente
o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8
acima.
- Mostre
que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais,
minúsculas.
- Sugestões
de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de
Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas,
terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica
e consciência fonológica: grafema-fonema.
ATIVIDADE 10
- Utilize
novamente o cartaz da parlenda.
- Escolher
uma palavra da parlenda.
- Fale-a
pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa
palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada
sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
- Repita
o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com
as palavras).
- Distribua
a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras
com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com
3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
- Aproveite
os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a
consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
- Complete
a tabela:
- Você
pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para
recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de
sílabas como na atividade anterior.
Retirado: Aprende minas
21 de nov. de 2017
5 de nov. de 2017
4 de nov. de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)