A Bruxa Boazinha
30 de out. de 2018
25 de out. de 2018
Normal é ser diferente - Jair Oliveira
Tão legal, oh minha gente
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que a amizade não vê cor nem continente
E o normal está nas coisas diferentes
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que a amizade não vê cor nem continente
E o normal está nas coisas diferentes
Amigo tem de toda cor, de toda raça
Toda crença, toda graça
Toda crença, toda graça
Amigo é de qualquer lugar
Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Mas o que me agrada é
Que um amigo a gente acolhe sem pensar
Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Que um amigo a gente acolhe sem pensar
Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Todos tem o que aprender e o que ensinar
Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo
Todo mundo tem direito de viver e sonhar.
Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo
Todo mundo tem direito de viver e sonhar.
Você não é igual a mim
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser
Você não é igual a mim
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser
Eu não sou igual a você
Mas nada disso importa
Pois a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser
Toda criança tem direitos - Música
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE BEM VIVER
SEM PRECONCEITO DE RAÇA, DE CRENÇA OU DE COR
DIREITO DE SER LIVRE, TER UM NOME E UMA NAÇÃO
DE SER PROTEGIDA, PRA CRESCER, SER UM BOM CIDADÃO.
DIREITOS DAS CRIANÇAS VAMOS TODOS DEFENDER
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE TER UMA FAMÍLIA
TER MORADIA E AMOR, RESPEITO E EDUCAÇÃO
DIREITO À SAÚDE, AO LAZER E ALIMENTAÇÃO
E SE FOR ESPECIAL, MAIS CUIDADO E COMPREENSÃO.
DIREITOS DAS CRIANÇAS VAMOS TODOS DEFENDER
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
SEM PRECONCEITO DE RAÇA, DE CRENÇA OU DE COR
DIREITO DE SER LIVRE, TER UM NOME E UMA NAÇÃO
DE SER PROTEGIDA, PRA CRESCER, SER UM BOM CIDADÃO.
DIREITOS DAS CRIANÇAS VAMOS TODOS DEFENDER
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE TER UMA FAMÍLIA
TER MORADIA E AMOR, RESPEITO E EDUCAÇÃO
DIREITO À SAÚDE, AO LAZER E ALIMENTAÇÃO
E SE FOR ESPECIAL, MAIS CUIDADO E COMPREENSÃO.
DIREITOS DAS CRIANÇAS VAMOS TODOS DEFENDER
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE NÃO TRABALHAR
NÃO PODE SER EXPLORADA, OPRIMIDA OU USADA
MAS PODE APRENDER A VIVER A SOLIDARIEDADE
SEMEAR A PAZ PRA COLHER A FRATERNIDADE.
DIREITOS DAS CRIANÇAS VAMOS TODOS DEFENDER
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
SE ASSIM FIZERMOS NOVO MUNDO VAMOS TER.
24 de out. de 2018
Direitos das Crianças - Princípios
Princípio I 1- À
igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
- A criança desfrutará de todos os direitos
enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as
crianças, sem qualquer exceção, distinção ou discriminação por motivos de
raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra
natureza, nacionalidade ou origem social, posição econômica, nascimento ou
outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Princípio II 2 - Direito
a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
- A criança gozará de proteção especial e disporá de
oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios,
de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e
socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de
liberdade e dignidade
Princípio III 3 - Direito
a um nome e a uma nacionalidade.
- A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um
nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV 4 - Direito
a alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
- A criança deve gozar dos benefícios da previdência
social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa
finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe,
cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança
terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos
adequados.
Princípio V 5 - Direito a
educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente
deficiente.
- A criança física ou mentalmente deficiente ou
aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a
educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Princípio VI 6 - Direito
ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
- A criança necessita de amor e compreensão, para o
desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que
possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus
pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e
material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a
criança de tenra idade de sua mãe.
Princípio VII 7- Direito
a educação gratuita e ao lazer infantil.
- O interesse superior da criança deverá ser o
interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e
orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus
pais.
- A criança deve desfrutar plenamente de jogos e
brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e
as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste
direito.
- A criança tem direito a receber educação escolar, a
qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.
Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe
permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas
aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e
moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.
Princípio VIII 8- Direito
a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
- A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar
entre os primeiros a receber proteção e auxílio.
Princípio IX 9 - Direito
a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
- A criança deve ser protegida contra toda forma de
abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de
tráfico.
- Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes
de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança
dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa
prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento
físico, mental ou moral.
Princípio X 10 - Direito
a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e
justiça entre os povos.
- A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a
Gênero Textual: Receita (Trabalhando a letra Y)
Vamos ler?
Texto 1
Texto 2
Conversando sobre o texto
- Para que serve esse tipo de texto?
- Vocês já viram alguma pessoa utilizando esse tipo de texto?
- Onde pode ser encontrado esse tipo de texto?
- Esse texto é dividido em duas partes. Quais são elas?
Atividades
- Encontre, no texto, a palavra "yakult". Quantas vezes ela aparece?
- Qual o som da letra "y"?
- Você conhece outras palavras que iniciam com essa letra?
- Vamos escrever uma lista com essas palavras. (Lista ditada pelos alunos e escrita pelo professor).
- Entregar outras atividades com desenhos que possuam a letra "y" inicial. Acesse o link:https://cantinhopreferidodamah.blogspot.com/search/label/Atividades%20com%20a%20letra%20Y
22 de out. de 2018
A bruxa que queria ser fada
Relva era uma bruxinha que
sonhava em ser fada. Todos os dias ela pensava numa forma de se transformar em
uma linda fadinha, mas seus poderes não permitiam que mudasse quem era de
verdade. Mesmo tendo um bom coração, ainda seria uma bruxa.
Um belo dia decidiu que a
melhor forma de se transformar em fada seria vestindo-se como uma. Então,
costurou um lindo vestido, com uma saia bem rodada, colocou um par de asas nas
costas e fez uma varinha de condão.
Quando se olhou no espelho,
viu uma fadinha encantadora. Convencida de que todos a aceitariam como fada,
foi para a floresta cantarolando.
Chegando à floresta, Relva
notou que algo não estava certo. Os animais não a seguiam como fazem quando as
fadas cantam.
Em cima de uma árvore, um
serelepe ratinho a observava.
— O que há bruxinha? — ele
perguntou. — Algo está lhe incomodando?
— Como sabe que sou uma
bruxa? Não pareço uma fada?
— Sim, até que parece, mas
não tem aquilo que as fadas têm.
— Como não? Tenho asas,
vestido e uma varinha de condão!
— Fadas têm algo a
mais. Elas possuem o olhar das fadas! Olhos que brilham!
Relva foi para casa muito
pensativa e decidida a encontrar uma forma de fazer seus olhos brilharem como
os das fadas.
O dia nasceu e no céu havia
um lindo arco-íris. Ela observou atentamente pela janela do seu quarto.
De repente, surgiu a grande
ideia!
— Farei óculos de arco-íris
e meu olhar será brilhante como o das fadas!
Ela pegou sua varinha,
girou no ar e apontou para a mesa da sala. Num toque de mágica surgiram os
óculos de arco-íris. Eles brilhavam tanto que a casa da bruxinha se iluminou.
Então, ela se vestiu e colocou seus novos óculos, e em seguida partiu para a
floresta cantarolando ainda mais alto que no dia anterior.
Mas, mais uma vez, nada
aconteceu… Os animais continuavam escondidos, uns poucos olhavam de suas tocas
com curiosidade.
A coruja, muito sábia,
resolveu opinar.
— Relva, minha querida, a
quem você quer enganar? Não se parece com uma fada, ninguém vai acreditar!
Pobre Relva… Baixou a
cabeça e voltou para sua casa sem saber o que fazer. Os óculos de arco-íris não
brilhavam como deveriam…
A bruxinha pensou, pensou,
até que a noite chegou.
Olhando para o céu, ela viu
a estrela mais brilhante e imaginou que, com o brilho de uma estrela no olhar,
todos a veriam como fada!
Mais uma vez pegou a
varinha, girou no ar e num passe de mágica surgiram os novos óculos, desta vez
de estrelas, ainda mais lindos e brilhantes do que os primeiros. Então foi
dormir, pois já era muito tarde.
O dia ainda estava
clareando quando Relva acordou e começou a se arrumar. Logo saiu toda vestida
de fada para a floresta encantada. Ao chegar, notou que os animais riam dela.
Quando perguntou o motivo, a serpente debochadamente respondeu:
— Você está toda vestida de
fada, mas sabemos que não é uma delas. Falta o brilho no olhar, você não o
possui.
Relva não sabia como
conseguir o tal brilho, não era o do arco-íris nem o das estrelas… Estava
chateada e cansada demais, decidiu que não iria mais tentar. Deitou-se na grama
e começou a olhar as árvores, com o tempo foi se acalmando e começou a esquecer
o que lhe aborrecia. Avistou um passarinho construindo seu ninho, ele ia para
lá e para cá juntando gravetos.
Distraidamente, Relva pegou
um raminho ao seu lado e entregou ao passarinho que ficou muito agradecido.
Feliz por ajudar, notou um castor na represa, roendo suas toras, e deu uma
mãozinha.
Quando a noite chegou,
Relva havia feito muitos amigos e ajudado a todos. Então foi para casa, pois estava
muito cansada, mas também muito satisfeita por ter ajudado seus novos amigos.
Quando chegou, viu todos os
animais reunidos, olhando admirados para ela. A bruxinha não entendeu o
motivo, pensou que havia esquecido algo ou que tivesse vestido a roupa pelo
avesso, mas nada estava fora do lugar.
A coruja exclamou:
— Relva, seus olhos
brilham!
— Como os olhos de uma
fada? — perguntou ansiosa.
— Bem, não exatamente, mas
estão muito parecidos…
— Ah, que pena. Mas, se
meus olhos estão brilhando, deve ser um bom sinal! Não é mesmo?
— É sim! O poder do amor,
Relva! Ele é mais importante que qualquer magia no mundo encantado. Quando
ajudamos nossos amigos sem esperar nada em troca e cultivamos nossas amizades,
nossos olhos brilham cheios de amor como os olhos das fadas que cuidam da
floresta. E você está cheia de amor!
Relva ficou muito
satisfeita. Mesmo não tendo se tornado uma fada como queria, aprendeu que
quando paramos de pensar apenas em nós mesmos, conseguimos ser verdadeiramente
felizes. Daquele dia em diante, Relva, a bruxinha que queria ser fada, ganhou
fama de amiga e protetora da floresta.
Era uma vez uma bruxa
Era uma
vez uma bruxa chamada Hildegarda Espinhenta da Cruzes Tortas Chulezenta da
Silva. Seu nome era do tamanho de um ônibus, mas seu apelido era pequenininho:
Meleca.
A bruxa
morava numa cabana no meio da floresta.
A cabana
era linda, cheia de morcegos, teias de aranha, aranhas e ratos.
Mas a
bruxa não agüentava mais viver no meio de tanto verde, com passarinhos cantando
e cascatas de água limpa e cristalina.
Também não
via mais graça nenhuma em ficar transformando os príncipes que passavam por ali
em gordos e velhos sapos.
Ela queria
viver novas e horrendas aventuras.
Um dia,
pegou seu caldeirão, sua vassoura, seu chapéu, seus animais de estimação: a
coruja Filomena, o morcego Veludinho, a barata Cascuda e saiu voando.
Depois de
muitas horas de vôo, avistou uma enorme e encantadora nuvem escura. Mergulhou
de cabeça e ao sair da nuvem escura, ficou maravilhada.
Que
paisagem linda, cheia de prédios e carros e fumaça e lixo!
Mas assim
que Meleca pôs os pés no chão... prunct ploft!
Passou um
caminhão e atropelou sua vassoura.
A bruxa
ficou furiosa! Pegou sua varinha mágica para enfeitiçar o motorista do
caminhão.
Aí
passaram uns meninos correndo, arrancaram seu chapéu e fugiram dando risadas.
A bruxa
correu atrás deles, mas tinha tanta gente que ficou perdida.
Estava
tirando outro chapéu de sua bolsa quando foi cercada por um bando de
crianças que estavam passeando pela rua.
Uma menina
de vestido amarelo com bolinhas vermelhas e sapato vermelho com laço no cabelo
gritou:
- Olha,
uma bruxa de verdade! Conta uma história pra gente, dona Bruxa?
A Bruxa
adorou a ideia de aterrorizar aquelas crianças e começou a contar:
- Era uma
vez um castelo onde viviam dois vampiros e dois lobos.
Eles
passavam o dia inteiro dormindo em seus caixões...
Um menino
de cabelo cor de fogo interrompeu a história e falou:
- Ah, essa
já passou na tv! É chata e sem graça.
Queremos
uma que dê bastante medo!
Meleca fez
uma cara e começou outra história:
- Era uma
vez um esqueleto que roubava criancinhas, que ele comia assadas no forno.
Quando ele
vinha chegando, seus ossos faziam tanto barulho que pareciam chocalhos...
As
crianças começaram a imaginar os crick, plunct, clanc, trec que o esqueleto
fazia.
E riram
tanto que algumas até fizeram xixi nas calças.
A bruxa se
sentiu uma palhaça e gritou:
- Vou
fazer uma grande feitiçaria!!!
E as
crianças aprovaram:
- Oba!
Ela
começou a jogar um monte de coisas dentro do caldeirão.
Jogou rabo
de lagartixa, olho de jacaré, asa de urubu...
E, quando
mexia seu preparado, ia falando as palavras mágicas: Abracadabra, mistura
macabra! Transforme essas crianças em cocô de cabra!
Mas as
crianças também queriam participar da mágica e foram jogando no caldeirão suas
pequenas contribuições: um cocô de cachorro, de plástico, uma peruca de náilon
e uma dentadura de vampiro de borracha.
E iam
também recitando suas abracadices:
- Abracadua
no meio da lua, transforme a bruxa numa perua!
A bruxa
estava mesmo se transformando. Começou a gritar e montou em sua vassoura
quebrada e voou!
E foi
ficando cada vez menor até que sumiu no meio da fumaça.
Ouvi dizer
que ela passou alguns meses internada num hospital para bruxas.
Quando ela
se recuperou dos sustos que levou na cidade, a bruxa voltou para sua cabana na
floresta e abriu uma escola para bruxas, fantasmas, vampiros, diabinhos e
outros colegas parecidos.
O sucesso
é enorme, pois estão todos muito interessados em aprender as novas técnicas de
feitiçarias, atropelamentos e assombramentos em plena moda na cidade.
Lia
Zatz
21 de out. de 2018
A Bruxa Caxuxa - Trabalhando a letra X
Vamos ler?
1. Qual o nome da bruxa?
2. Qual é a cor da pinta que a bruxa tem no nariz?
3. Quem é Pixoxó?
4. Com o quê a bruxa embrulhou o Pixoxó?
Pinte, no texto, todas as palavras que têm X.
Gênero Textual - Convite
Vamos ler?
1. ESSE TEXTO É UM:
( ) BILHETE
( ) CONVITE
( ) CONTO
2. O TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER SERVE PARA:
( ) SEGUIR INSTRUÇÕES
( ) CONVIDAR PARA UM ANIVERSÁRIO
( ) SABER MAIS SOBRE UM ASSUNTO.
Gênero textual: Convite
Vamos ler as informações que existem nesse convite?
- O que precisamos saber para podermos ir a essa festa?
- Essa festa tem como tema o filme "Toy Story", você lembra o nome dos personagens do filme?
- Qual o nome do xerife?
Vamos pesquisar outras palavras que iniciam com a letra "W"?
17 de out. de 2018
15 de out. de 2018
2 de out. de 2018
1 de out. de 2018
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