18 de jun. de 2012
12 de jun. de 2012
13 de junho - Dia de Santo Antonio
Santo Antônio - 13 de junho
Entre os santos que mais são comemorados durante as festas
juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo
Brasil e também por Portugal.
Esse santo, que
normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou
realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado
para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades
com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.
Não são raras as
jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o
colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. Também
separam-no do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido.
Na madrugada do dia 13 são realizadas diversas simpatias com este intuito. Mas
não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é
conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.
Padre Vieira, um jesuíta, definiu assim Santo Antônio em um sermão que realizou
no Maranhão em 1663:
"Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo
Antônio; se perdeis a menor miudez de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez, se
quereis os bens alheios, Santo Antônio", disse Padre Vieira.
Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem
pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é
considerado o "santo do milagres".
Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em
homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada "os responsos, é
realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda,
designada "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia
13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de
um quadrado.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo
o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos
pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho deve ser guardado
dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida
durante todo o ano.
Músicas juninas
Cai, Cai Balão
domínio público
domínio público
Cai, cai balão
Cai, cai balão/Aqui na minha mão
Não cai não, Não cai não, não cai não
Cai na rua do sabão.
Olha Pro Céu Meu Amor
Autores:José Fernandes e Luiz Gonzaga
Olha pro céu meu amor / Vê como ele está lindo /
Olha prá quele balão multicor / Como no céu vai sumindo.
Foi numa noite igual a esta / que tu me deste o teu coração/
O céu estava em festa / porque era noite de São João /
Havia balões no ar / xote, baião no salão /
E no terreiro o teu olhar / que incendiou meu coração.
Sonho de Papel
Autor: Alberto Ribeiro
O balão vai subindo/ Vem caindo a garoa/ O céu é tão lindo/ E a noite é tão boa/ São João, São João/ Acende a fogueira/ No meu coração.
Sonho de papel/ A girar na escuridão/ Soltei em seu louvor/ No sonho multicor/ Oh! Meu São João.
Meu balão azul/ Foi subindo devagar/ O vento que soprou/ Meu sonho carregou/ Nem vai mais voltar.
Capelinha de Melão
domínio público
Capelinha de melão / É de São João /
É de cravo, é de rosa / É de manjericão.
São João está dormindo / Não me ouve não /
Acordai, acordai / Acordai, João.
Pula a fogueira
Autores: Getúlio Marinho e João B. Filho
Pula a fogueira, Iaiá
Pula a fogueira, Ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor
Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troca
Na cidade e na roça
Em louvor a São João
Nesta noite de folguedo
Todos brincam sem medo
A soltar seu pistolão
Morena flor do sertão
Quero saber se tu és
Dona do meu coração
Balão vai subindo
domínio público
O Balão vai subindo
Vem vindo a garoa
O Céu é tão lindo
E a Noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração.
Isto é Lá Com Santo Antônio
Autor: Lamartine Babo
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio
Casamento caipira
Casamento
Matuto
Personagens:
Padre, noivo , noiva, pais do noivo , pais da noiva , delegado e convidados.
Padre: Nós viemos
aqui hoje para celebrar o casório da Nhá ..... e do Nhô... (as crianças devem
inventar os nomes, que podem ser bem engraçados, como Nhá Pipoca e Nhô
pipoquinha ). Em nome do pai , do filho, do Espírito Santo. Nhá..., a senhora
quer ser casar com o Nhô... ?
Noiva: É tudo que
eu mais quero!
Padre: Nhô..., o
senhor quer ser casar com a Nhá... ?
Noivo: Querer eu
quero, mas... (sai correndo), o delegado corre atrás dele. Enquanto isso, a
noiva desmaia, os pais se desesperam, os convidados se alvoroçam.
Pai da noiva: Ou
casa, ou morre!
Noivo: Já que não
tem jeito, eu caso.
Padre: Estão
casados e vão ser felizes para sempre.
5 de jun. de 2012
Atividades com cuisinaire
Jogo livre
As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as
barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a
criatividade.
Após esse período de sensibilização, você pode montar pranchas em papel A 4 (ou cartolina)
com "perfis" das barras (só contorno) para que as crianças encaixem
as réguas e descubram os "tamanhos". Sugiro que esses contornos
formem "desenhos" como carrinhos, casas, flores, etc.
As crianças através dessas brincadeiras podem fazer
classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.
Percepção do tamanho
Mostrar
réguas diferentes e perguntar às crianças se são iguais ou não. A partir de
suas respostas, levá-las a pensar que, por exemplo, qualquer régua amarela é
menor do que qualquer régua azul.
Oferecer
oportunidade para que todas as réguas sejam comparadas.
Sugerir que
façam comparações sobrepondo as barrinhas.
Seqüência numérica
Propor que
peguem algumas barras brancas e uma vermelha. Quantas barras brancas são
necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho do que a vermelha?
Propor essa
atividade comparando as demais barras com as brancas.
Jogo de formar trenzinhos
·
Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois,
pinte-o na folha quadriculada.
· Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois,
pinte-o na folha quadriculada.
· Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.·
Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.
Jogo da ordem
Os alunos devem executar as seguintes ordens:
· Trabalho em dupla: Peguem o material e separem uma barra de cada cor.
Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e
descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque
as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo
com o tamanho, começando da menor para a maior.
· As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e
(–1) na decrescente. Não falar em números.
Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores
correspondentes.
Agora,
observe a escada formada pelas barras e responda:
· Qual barra é menor?
· Qual é a maior?
· Qual vem depois da vermelha?
· Qual barra vem antes da verde-escura?
· Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho
da barra seguinte?
· Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
· Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar
cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
· Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar
quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e
registre as conclusões.
Jogo da formação de números
Pegue seu
Material Cuisenaire.
Descubra
combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento
de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha =
branca + branca
*verde-claro
= branca + vermelha
*verde-claro
= vermelha + branca
*lilás =
vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro
+ branca
*lilás =
branca + verde-claro
·
Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.
Jogo da adição
· Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas
barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra.
· Descubra e complete, observando a barra vermelha e a
combinação equivalente a ela que você pintou:
Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que
equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.
· Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do
jogo anterior.
Jogo da adição com mais barras
·
Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
· Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras,
perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes
descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem
que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
· Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da
propriedade.
· Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra
marrom.
· Monte todas as opções que você descobrir.
Exemplo:
barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.
· Registre as
adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.
Atividades com Cuisinaire
Adição com Cuisinaire
1)
Que peças eu posso juntar para formar a peça preta?
Faça todas as combinações possíveis com duas peças, depois com três, depois...
Por exemplo:
(Uma verde clara com uma lilás)
2)
Escreva uma sentença numérica para cada solução do
item (1).
Por exemplo: (4 + 3 = 7)
3)
Use apenas duas peças para “formar” a peça marrom.
Encontre todas as soluções possíveis e escreva uma sentença matemática para
cada solução.
4)
Acabamos de criar a família da peça marrom. Crie a
família para cada peça que seja maior ou igual a vermelha.
5)
É possível criar a família do 11? Como seria?
6)
Forme as famílias do 12, 13,... até o 20.
5 de junho - Dia do Meio Ambiente
Dicas de preservação do Meio Ambiente
- Quando for às compras, recuse sacolas plásticas quando não for preciso;
- Não imprima documentos desnecessários;
- Prefira embalagens retornáveis ao invés das descartáveis;
- Use copos ou canecas ao invés dos copinhos plásticos;
- Quando for ao supermercado leve a sua própria sacola;
- Pense se é mesmo necessário trocar de celular ou algum outro tipo de gadget;
- Evite acender lâmpadas durante o dia e não deixe nenhuma luz acesa quando não estiver ninguém no local;
- Não durma com a TV ligada;
- Feche a torneira do chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
- Estas são apenas algumas das tantas atitudes que podemos adotar para colaborar com a preservação do meio ambiente. O importante é sempre analisar se existe a possibilidade de fazermos algo.
Coisas pequenas podem iniciar as mudanças!
4 de jun. de 2012
1 de jun. de 2012
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