22 de mar. de 2018

Atividades para o dia da água














Música da água - Turma da Mônica


Água! Vamos economizar!
Turma da Mônica
 
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.

Economizar água é bom!
Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira,
é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada
e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada,
acaba e custa muito dinheiro.

Por isso, é preciso:
Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água!
Água é pra se usar
mas sem exagerar.

Economizar água! (5x)
Economizar água é bom!





21 de mar. de 2018

Conscientização Ambiental - Dia da Água

Esta cantiga pode ser utilizada em sala de aula para abordar a conscientização ambiental.
Procurei vídeos da cantiga para quem ainda não conhece, mas só encontrei com letras um pouco diferentes. 
Trouxe esse vídeo que permite conhecer o ritmo da cantiga e pode ser utilizado com essa letra que disponibilizei.


Conversando sobre o texto:

1. As flores não crescem mais e os animais foram embora. Qual será o fator que contribuiu para que isso acontecesse?
2. Por que será que o Ribeirão secou? Dê sua opinião.
3. "Sem água não há vida!". Você concorda com essa afirmativa?
4. O que podemos fazer para contribuir com o meio ambiente?




Água, o ciclo interminável

Encontrei esse vídeo maravilhoso para trabalhar o dia da água. Faz parte da coleção "Natureza sabe tudo", uma série de desenhos animados que diverte e educa ao mesmo tempo.
Neste episódio é possível conhecer mais sobre o ciclo da água. Ajuda  o aluno a  reconhecer-se como parte integrante do ambiente, identificando  as formas de preservação e incentivando o uso consciente da água.
O vídeo pode ser utilizado no início de uma atividade como motivador de uma discussão sobre a ação humana como um dos fatores de transformação do ambiente.

18 de mar. de 2018

Corre Cutia


Um modo diferente de brincar:

Forme uma roda e distribua fichas com o nome das crianças, aleatoriamente.
Ao receber a ficha com o nome do colega, a criança não pode mostrá-la a ninguém.
Brincar de corre cutia de um modo diferente do que as crianças já conhecem (com as fichas dos nomes).
Segue-se, então a brincadeira corre-cutia. As crianças com a ficha em mãos começam a recitar a parlenda. Ao terminar, joga a ficha no centro da roda. A criança cujo nome estiver escrito na ficha deve levantar-se e correr atrás da primeira até pegá-la ou até que ela se sente no lugar vazio da roda, que é o lugar da segunda. Se a criança for pega, deverá falar uma palavra que comece com a letra "C"


O CICLO DA ÁGUA


O CICLO DA ÁGUA
A CHUVINHA QUANDO CAI
SE ESPARRAMA PELO CHÃO
CADA GOTA VAI PRA UM LADO
ENTRE UM RAIO E UM TROVÃO.

UMA GOTA ENTROU NA TERRA,
E A OUTRA O BOI TOMOU.
UMA GOTA FOI PRA SERRA,
E A OUTRA ME MOLHOU.

MAL ACABA DE CAIR
PARA O CÉU JÁ QUER VOLTAR
E DE ONDE ELA ESTÁ
JÁ SE PÕE A EVAPORAR.

ANTES DE EVAPORAR
ELA DÁ À NATUREZA
CONDIÇÕES DE RENOVAR
TODA A SUA BELEZA.

QUANDO JÁ ESTÁ NO CÉU
VAI PRA LÁ E VEM PRA CÁ
É O VENTO QUE A LEVA
SEM MARCAR PRA QUE LUGAR.

TÃO PESADA ELA FICA,
MAL CONSEGUE FLUTUAR
E O CICLO RECOMEÇA
QUANDO VOLTA A PINGAR.

16 de mar. de 2018

Árvore genealógica

 Desenvolvimento:


  • Pintar cada membro da família que está na maçã;
  • Escrever, dentro da maçã, o nome do membro da família;
  • Pintar as maçãs;
  • Colorir a árvore;
  • Recortar as maçãs;
  • Colar as maçãs na árvore (apenas o cabo), de acordo com os lugares determinados para cada membro da família.




8 de mar. de 2018

8 de março - Dia da Mulher


Origem do Dia da Mulher

Trecho da publicação do site http://brasilescola.uol.com.br/

...
Conta-se que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorrera nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Esse incêndio teria, supostamente, sido intencional. O proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, teria trancado suas funcionárias na fábrica e nelas ateado fogo. Essa história, contudo, é falsa e, obviamente, o 8 de março não está ligado a ela.












6 de mar. de 2018

História pra boi casar



Era uma vez...
Eu vou contar pra vocês
Que um boizinho diferente
Fugiu muito contente
Do curral de um fazendeiro
Nada casamenteiro.

O boi não tinha a cara preta
Nem fazia careta.
Ele se apaixonou
E só sossegou
No dia em que se casou!

Boi, boi, boi, boi da cara amarela
Que fugiu pra casar com a vaca,
Aquela que pulou a janela.

Alessandra Roscoe

Brincadeiras


Cauda do Dragão


Material necessário
Nenhum.

Desenvolvimento
Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.

O feiticeiro e as estátuas

Material necessário
Nenhum.

Desenvolvimento
Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a brincadeira. Um voluntário será o "feiticeiro" que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado ficará "enfeitiçado": imóvel com as pernas afastadas, representando uma "estátua". Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das "estátuas", salvando-as do "feitiço". Depois de algum tempo, o "feiticeiro" deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver interesse do grupo.

O carteiro

Material necessário
Nenhum.

Desenvolvimento
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.

A queda do chapéu

Material necessário
Um chapéu.

Desenvolvimento
Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.

Apanhador de batatas

Material
Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.

Desenvolvimento
Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as "batatas"). O educador deve distribuir as "batatas" em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as "batatas" e colocá-las no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de "

Boi da cara amarela


BOI, BOI, BOI DA CARA AMARELA.
PEGA ESSA MENINA QUE FICA NA JANELA

BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA ROSA
PEGA ESSA MENINA QUE É MUITO FORMOSA

BOI, BOI, BOI DA CARA MARROM.
PEGA ESSE MENINO QUE GOSTA DE BOMBOM

BOI, BOI, BOI DA CARA VERMELHA.
PEGA ESSE MENINO QUE DORME LÁ NA TELHA.

Letra U - Urso

Explorar a leitura do texto:

Você já viu um urso? Onde?
Por que será que ele é conhecido como urso-de-lunetas? (Falar algumas curiosidades sobre o animal, mostrar uma foto, representar o tamanho dele, etc).

Solicitar que:
Circulem a palavra "urso";
Pintem os espaços entre as palavras e contem quantas palavras há em cada linha. (Obs: questione onde começa e como termina cada palavra)




Lista de palavras que iniciam com a letra "U"

Os alunos dizem a palavra e a professora escreve na lousa, questionando quais letras irá utilizar.

Letra O - Ônibus





Escrever a música em um cartaz e cantar com os alunos mostrando a letra da música.
Após explorar a música várias vezes, mostrar algumas palavras e perguntar o que está escrito; se não souberem, cantar com eles até chegar na palavra.
Em seguida, entregar uma cópia para cada aluno e solicitar que encontrem a palavra "ônibus". 





Lista - Escrita de palavras que iniciam com a letra "O"

(Os alunos dizem a palavra e a professora escreve na lousa, questionando quais letras usar)

O urso e a abelha - Fábula



Um urso procurava por entre as árvores pequenos frutos silvestres para sua refeição matinal, quando deu de cara com uma árvore caída, dentro da qual, um enxame de abelhas guardava seu precioso favo de mel.

O urso, com bastante cuidado, começou a farejar em volta do tronco tentando descobrir se as abelhas estavam em casa.

Nesse exato momento, uma das abelhas, que voltava do campo onde fora coletar néctar das flores para levar à colméia, deu de cara com o matreiro e curioso visitante.

Receosa com aquilo do que o urso pretendia fazer em seguida, voou até ele e deu-lhe uma ferroada, para desaparecer em seguida no interior oco da árvore caída.

O urso, tomado de dor pela ferroada, ficou furioso, e incontrolável, pulou em cima do tronco com unhas e dentes, atacando a tudo e a todas, disposto a destruir o ninho das abelhas como vingança. Mas, isso apenas o fez provocar uma reação em cadeia de toda colméia.

Assim, ao pobre urso, só restou fugir o mais depressa que pode em direção a um pequeno lago, onde, depois de nele mergulhar e permanecer imerso por um bom tempo, finalmente se pôs à salvo.

Moral da História 1:
É mais sábio suportar uma simples provocação em silêncio, que despertar a fúria incontrolável de um inimigo mais poderoso com barulho desnecessário...

Moral da História 2:
O Poder maior está em ser capaz de controlar a si mesmo...