Páginas

7 de nov. de 2010

Divisão com Material Dourado


Material Dourado (Dicas de como trabalhar)

Organização da classe

a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila.
b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as apostilas. 

Dinâmica de trabalho

a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão.
b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão na apostila. os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo.
c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação.
d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções
  • permitir que os alunos tenham oportunidade de explorar o material, antes de iniciar as atividades;
  • dar tempo suficiente para que os alunos possam trabalhar cada atividade com calma;
  • observar a evolução de cada aluno, pois às vezes é necessário acrescentar, formular as atividades para que a aprendizagem seja significativa;
  • antes de distribuir o material, combinar com a classe como este deverá ser usado e quem ficará responsável por guardar as peças em cada grupo;
  • compreender que os alunos, quando utilizam um determinado material, ficam mais agitados, e conversam mais do que o normal. Essas conversas são sinais de análise, reflexão e conclusão, fundamentais para aprendizagem.
Divisão
A operação divisão possui 2 idéias muito importantes para serem trabalhadas em situações-problema. Observe:
a.       Mauro resolveu dividir sua coleção de figurinhas com um amigo. Se ele possui 252 figurinhas, com quantas figurinhas Mauro ficou?
  1. Mauro resolveu colar suas 252 figurinhas em um caderno. Quantas páginas deve ter o caderno para que Mauro consiga colar 9 figurinhas em cada página?
Na situação a) a idéia é a de divisão em partes iguais e na situação b) a idéia de medida, ou seja, "quanto cabe" é fundamental trabalhar situações em que aparecem essas duas idéias.
Geralmente, trabalhamos a divisão apenas com a idéia de repartição em partes iguais. Mas como podemos explicar para os alunos a seguinte divisão: 0,8 : 0,2? Com a idéia de medida, essa divisão é expressa da seguinte forma: quantas vezes o 0,2 cabe em 0,8?

A divisão nas séries iniciais 

As crianças quando chegam na escola já sabem o que significa dividir, mas não ficam presas a questão da divisão ser feita em partes exatamente iguais. Outro aspecto é que elas não se preocupam com a quantidade de objetos que devem ser divididos. Quando damos uma porção de balas para que possam dividir com um amigo, a distribuição é feita em pequenas quantidades: uma para mim, uma para você até terminarem as balas. Outras crianças distribuem 2 balas para cada um.
O processo que é feito por elas, traz um conceito de divisão importante, que é o de subtrações sucessivas, isto é, retiro de uma determinada quantidade outras quantidades menores. Observe o exemplo em que a quantidade inicial é de 13 balas e as crianças estão dando 1 bala para cada uma, isto é, no total 2 balas por vez.

13
- 2
11
- 2
  9
- 2
  7
- 2
  5
- 2
  3
- 2
 1

Contando as vezes que foram retiradas 2 balas, temos um total de 6. Portanto, 13 : 2 = 6 e sobra 1 bala.
Esse processo é conhecido como processo americano de divisão.
Outra forma interessante de organizar as etapas de uma divisão e entender o algoritmo, é preencher um quadro como o mostrado abaixo:
Utilizando o exemplo anterior teríamos:

Quanto tenho para dividir?
Por quanto(a)as grupos(pessoas) quero dividir?
Quanto cada um(a) recebeu?
Quanto dei ao todo?
Quanto restou?
13
2
6
12
1

Fonte: http://www.recursoseb1.com/portal3/index.php/arquivo-de-ficheiros.html?func=startdown&id=771

Nenhum comentário:

Postar um comentário