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7 de nov. de 2010

Divisão com Material dourado - parte III


Terceira aula

Professor: Nesta aula trataremos da divisão em que o quociente não apresentará centena e depois com zero intercalado entre a centena e a unidade.

Atividade 1
Vamos continuar as nossas divisões.
142 : 2
Parte I – Usando o material dourado

Representem com o material dourado o número 142.
1. Vamos começar a divisão. Como vocês já sabem começamos pelas centenas, neste exemplo, quantas centenas nós temos para dividir? _____. É possível dar 1 centena (placa) inteira para cada um de vocês? _____ No espaço do resultado, coloque a quantidade de centenas que cada um recebeu.
2. O que faremos com essa centena? Como vimos na aula anterior, trocamos essa centena por 10 dezenas. Então façam isso. Quantas dezenas vocês possuem agora? Quantas dezenas cada um recebeu? _____
3. Agora vamos dividir as unidades. Cada um recebeu ____ unidade.
4. Vamos completar com o resultado: Cada um recebeu: _____ centenas ____ dezenas ____ unidades.

Parte II – Fazendo a conta no papel

1. Façam o mesmo quadro da aula anterior, escrevendo nos lugares adequados os números dessa divisão.
2. Dividindo uma centena entre vocês dois, cada um receberá ___ centenas. Não é possível que cada um receba uma centena, então colocamos o 0 na casa das centenas, no resultado.
3. O que faremos com essa centena? _________. É claro que vocês sabem que devemos trocá-la por 10 dezenas. Mas na conta nós já temos 4 dezenas. Juntando então as dez dezenas da troca com essas que já tínhamos, o total é de ____ dezenas. Escrevam esse valor no lugar indicado pelo professor.
4. Fazendo a divisão das dezenas, teremos ____ dezenas para cada um. Escrevemos esse valor na casa das dezenas. Quantas dezenas vocês receberam juntos? ___ Coloquem esse valor embaixo das 14 dezenas. Subtraiam os dois valores. Sobrou alguma dezena sem ser dividida? ______
5. Agora vamos dividir as unidades. Coloquem o resultado dessa divisão em seu local adequado. Quantas unidades vocês receberam juntos? Escrevam esse total embaixo das unidades. Subtraiam esses valores e coloquem o resultado embaixo dessa subtração.


Atividade 2

Agora é a vez de vocês fazerem sozinhos. Primeiro com o material e depois numericamente.
255 : 3 =

Atividade 3


Vamos fazer mais uma divisão.
214 : 2 =

Parte I – Usando o material dourado

1. Representem com o material dourado o número 214.
2. Vamos dividir as centenas. Quantas centenas cada um de vocês recebeu? _____
3. Vamos dividir as dezenas. Temos agora 1 dezena para ser dividida entre vocês dois, isso significa que nenhum de vocês irá receber dezena inteira. Portanto, vocês deverão trocar essa dezena por ____ unidades. Façam isso.
4. Quantas unidades vocês têm para dividir? Quanto cada um recebeu? ____
Vamos completar com o resultado: Cada um recebeu: _____ centenas ____ dezenas ____ unidades.

Parte II – Fazendo a conta no papel

1. Façam o mesmo quadro da atividade anterior, escrevendo nos lugares adequados os números dessa divisão.
2.uas centenas divididas por vocês dois, cada um receberá ___ centena. Os dois juntos receberam ____ centenas. Coloquem esse valor no local indicado e subtraiam.
3. Fazendo a divisão das dezenas. Cada um de vocês receberá _____ dezenas. Escrevam esse valor na casa das dezenas. O que deve ser feito com essa dezena que não pode ser dividida? _______
4. Juntando as unidades trocadas e as unidades que já tínhamos, o total será de ______ unidades. Dividindo-as entre vocês, cada um receberá _____ unidades. Coloquem o resultado dessa divisão em seu local adequado. Quantas unidades vocês receberam juntos? Coloquem esse valor embaixo das 14 unidades. Subtraiam os dois valores. Sobrou alguma unidade sem ser dividida? ______

Atividade 4

Agora é a vez de vocês fazerem sozinhos. Primeiro com o material e depois numericamente.
315 : 3 =


Fonte: http://www.recursoseb1.com/portal3/index.php/arquivo-de-ficheiros.html?func=select&id=37

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