Páginas

8 de abr. de 2018

Etapas de construção da Leitura e Escrita


NÍVEIS DE APRENDIZAGEM

PRÉ-SILÁBICO

  • Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
  • Não relaciona a escrita com a fala;
  • Não diferencia letras de números;
  • Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
  • Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
  • Usa as letras do nome para escrever tudo;
  • Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
  • Leitura global: Lê a palavra como um todo.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
  • Que sinais eu uso para escrever palavras?
  • Conhecer o significado dos sinais escritos.

Avanços:
  • Diferenciar o desenho da escrita;
  • Perceber as letras e seus sons;
  • Identificar e escrever o próprio nome;
  • Identificar o nome dos colegas;
  • Perceber que usamos letras em diferentes posições

Atividades favoráveis:
  • Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
  • Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
  • Conversar sobre a função da escrita;
  • Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
  • Bingo de letras;
  • Produção oral de histórias;
  • Escrita espontânea;
  • Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
  • Comparar e relacionar palavras;
  • Produzir textos de forma não convencional;
  • Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
  • Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário.

SILÁBICO

  • Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
  • Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
  • Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
  • Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.

Conflitos vividos pela criança:
  • A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
  • Como ajustar a escrita à fala?
  • Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?

Avanços:
  • Atribuir valor sonoro às letras;
  • Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;

Atividades favoráveis:
  • Todas as atividades do nível anterior;
  • Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
  • Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
  • Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
  • Relacionar personagens a partir do nome escrito;
  • Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
  • Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
  • Leitura de textos conhecidos;
  • Relacionar textos memorizados com sua grafia;
  • Cruzadinha;
  • Caça-palavras;
  • Completar lacunas em textos e palavras;
  • Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
  • Evidenciar rimas entre as palavras;
  • Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
  • Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
  • Colocar letras em ordem alfabética;
  • Contar a quantidade de palavras de uma frase.


SILÁBICO-ALFABÉTICO
  • Compreende que a escrita representa os sons da fala;
  • Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
  • Reconhece o som das letras;
  • Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
  • Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.


Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
  • Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
  • Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
  • Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres

Avanços:
  • Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
  • Atribuir o valor sonoro das letras.

Atividades favoráveis:
  • As mesmas do nível anterior;
  • Separar as palavras de um texto memorizado;
  • Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
  • Ditado de palavras conhecidas;
  • Produzir pequenos textos;
  • Reescrever histórias.


ALFABÉTICO
  • Compreende a função social da escrita: comunicação;
  • Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
  • Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
  • Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
  • Procura adequar a escrita à fala;
  • Faz leitura com ou sem imagem;
  • Inicia preocupação com as questões ortográficas;
  • Separa as palavras quando escreve frases;
  • Produz textos de forma convencional.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
  • Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
  • Como distinguir letras, sílabas e frases?
  • Como aprender as convenções da língua escrita?

Avanços:
  • Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação);
  • Usar a letra cursiva.

Atividades favoráveis:
  • Todas as anteriores;
  • Leituras diversas;
  • Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
  • Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
  • Jogos diversos com bingo de letras e palavras, construçaõ de textos coletivo, forca, formação de parlendas em tiras de papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário