Páginas

22 de nov. de 2017

Sequência Didática - A casinha da vovó



Para iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:

Confecção de Cartazes:
  • Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
  • Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
  • Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
  • Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.

Criação de Fichas:
  • Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula, minúscula e letra cursiva);
  • Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento, ou seja, emendadas; 
  • Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
  • Fichas com palavras divididas em sílabas.


ATIVIDADE 1

Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do gênero e do suporte na compreensão de textos.

  • Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
  • Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
  • Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
  • Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
  • Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
  • Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
  1. De quem é a casinha?
  2. Como é a casinha?
  3. Por que o café está demorando?

Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.


A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e 4


Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita. A última atividade a ser postada será uma proposta de avaliação para verificar o aprendizado. Acompanhe!
Ressalto que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.

Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.



ATIVIDADE 2
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
  • Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
  • Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
  • Circule na parlenda a palavra CASINHA.
  • Desenhe a casinha da vovó. 

ATIVIDADE 3
  • Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
  • Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  • Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
  • Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
             Quantas letras tem?
             Qual é a letra inicial?
             Qual é a letra final?

  • Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
  • Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.


ATIVIDADE 4
  • Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra Casinha.
  • Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para formar o nome da figura (registro no caderno):
  • Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
  • Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.

A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6


Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.

Atividade 5
  • Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:



  • Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).

ATIVIDADE 6
  • Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
  • Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
  • Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
  • Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
  • Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.

A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8, 9 e 10


Continuando a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó” Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do trabalho. Acompanhe as atividades que antecedem a essas acessando Atividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e Atividades 5 e 6 para seguir a sequência didática sugerida pela Kátia.

Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.


ATIVIDADE 7
  • Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
  • Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
  • Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
  • Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
  • Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
  • Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
  • Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos?”

CASINHA


  • Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul.
  • Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
  • Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no início.

ATIVIDADE 8 

  • Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
  • Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
  • Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
  • Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
  • Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
  • Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
  • Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.

ATIVIDADE 9
  • Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
  • Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
  • Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades: Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras; Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonológica: grafema-fonema.


ATIVIDADE 10
  • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
  • Escolher uma palavra da parlenda.
  • Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
  • Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
  • Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
  • Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
  • Complete a tabela:



  • Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.

Retirado: Aprende minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário