Páginas

19 de fev. de 2017

Roteiro e atividades para a 4ª semana de aula - 1º ano



1º dia


Leitura: A Festa no céu
Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no Céu. 
Porém, só foram convidados os animais que voam. As aves ficaram animadíssimas com a notícia, começaram a falar da festa por todos os cantos da floresta. Aproveitavam para provocar inveja nos outros animais, que não podiam voar. Um sapo muito malandro, que vivia no brejo,lá no meio da floresta, ficou com muita vontade de participar do evento. Resolveu que iria de qualquer jeito, e saiu espalhando para todos, que também fora convidado. 
Os animais que ouviam o sapo contar vantagem, que também havia sido convidado para a festa no céu, riam dele. Imaginem o sapo, pesadão, não agüentava nem correr, que diria voar até a tal festa! 
Durante muitos dias, o pobre sapinho, virou motivo de gozação de toda a floresta.
_ Tira essa idéia da cabeça, amigo sapo. – dizia o esquilo, descendo da árvore.- Bichos como nós, que não voam, não têm chances de aparecer na Festa no Céu.
_ Eu vou sim.- dizia o sapo muito esperançoso. - Ainda não sei como, mas irei. Não é justo fazerem uma festa dessas e excluírem a maioria dos amimais.
Depois de muito pensar, o sapo formulou um plano. Horas antes da festa, procurou o urubu. Conversaram muito, e se divertiram com as piadas que o sapo contava. 
Já quase de noite, o sapo se despediu do amigo: 
_ Bom, meu caro urubu, vou indo para o meu descanso, afinal, mais tarde preciso estar bem disposto e animado para curtir a festa. 
_Você vai mesmo, amigo sapo? - perguntou o urubu, meio desconfiado. 
_ Claro, não perderia essa festa por nada. - disse o sapo já em retirada.- Até amanhã! 
Porém, em vez de sair, o sapo deu uma volta, pulou a janela da casa do urubu e vendo a viola dele em cima da cama, resolveu esconder-se dentro dela. 
Chegada a hora da festa,o urubu pegou a sua viola, amarrou-a em seu pescoço e vôou em direção ao céu. 
Ao chegar ao céu, o urubu deixou sua viola num canto e foi procurar as outras aves. O sapo aproveitou para espiar e, vendo que estava sozinho, deu um pulo e saltou da viola, todo contente. 
As aves ficaram muito surpresas ao verem o sapo dançando e pulando no céu. Todos queriam saber como ele havia chegado lá, mas o sapo esquivando-se mudava de conversa e ia se divertir. 
Estava quase amanhecendo, quando o sapo resolveu que era hora de se preparar para a "carona" com o urubu. Saiu sem que ninguém percebesse, e entrou na viola do urubu, que estava encostada num cantinho do salão. 
O sol já estava surgindo, quando a festa acabou e os convidados foram voando, cada um para o seu destino. 
O urubu pegou a sua viola e voou em direção à floresta. Voava tranqüilo, quando no meio do caminho sentiu algo se mexer dentro da viola. Espiou dentro do instrumento e avistou o sapo dormindo, todo encolhido, parecia uma bola. 
- Ah! Que sapo folgado! Foi assim que você foi à festa no Céu? Sem pedir, sem avisar e ainda me fez de bobo! 
E lá do alto, ele virou sua viola até que o sapo despencou direto para o chão. 
A queda foi impressionante. O sapo caiu em cima das pedras do leito de um rio, e mais impressionante ainda foi que ele não morreu. 
Nossa Senhora, viu o que aconteceu e salvou o bichinho. Mas nas suas costas ficou a marca da queda; uma porção de remendos. É por isso que os sapos possuem uns desenhos estranhos nas costas, é uma homenagem de Deus a este sapinho atrevido, mas de bom coração.








2º dia


Leitura: Urubu rei


  • Cantar acompanhando a letra da música
  • Circular a palavra Urubu
  • pintar os espaços entre as pálavras
  • Contar quantas palavras tem em cada verso










 



 3º dia



Vamos ler?

Encontre as palavrinhas que a professora disser:




Escrita espontânea: Lista de fantasias





Educação Fisica


Atividade 1

Distribua as cordas pelo chão e proponha que andem pelo espaço sem encostar nas cordas.  No próximo comando, a criança terá que caminhar com um pé a cada lado da corda. Na sequência peça que andem sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
Faça os observar como as cordas estão em linha reta outras em linhas curvas, pergunte em quais são mais fáceis de brincar.

Atividade 2

  • Forme com a corda um   grande círculo para a proporcione a execução dos seguintes comandos:
  • Pular para dentro do círculo com os dois pés;
  • Pular para fora com os dois pés;
  • Pular para dentro com um pé só;
  • Pular para fora com um pé só;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de dentro pra fora;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de fora pra dentro.


Atividade 3

  • Amarre uma corda em dois apoios desde que ela fique com aproximadamente 15 cm de altura. Proponha a ultrapassagem da corda das seguintes formas:
  • Caminhando normalmente;
  • Pulando com os dois pés juntos;
  • Pulando com afastamento das pernas.
  • Suba a corda a uma altura de 50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes formas:
  • Andando normalmente.
  • De lado
  • Abaixada
  • Aumente a dificuldade e passe rastejando, por baixo da corda.


4º dia



Escrita em duplas: Lista de cores


Matemática: Livro didático



 5º dia












Nenhum comentário:

Postar um comentário