Páginas

21 de abr. de 2013

hipo e hipersegmentação


Como trabalhar hipo e hipersegmentação


Objetivos
• Transcrever o texto realizando a separação convencional entre as palavras.
• Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a familiaridade com o texto a ser transcrito para refletir sobre a separação entre as palavras.
• Socializar com o grupo quantas palavras encontrou no texto e confrontar com as respostas dos colegas.

Conteúdo 
Segmentação de texto em palavras

Anos 
1º e 2º

Tempo Estimado 
Uma aula, que pode ser repetida em outros dias com outros textos conhecidos pela turma.

Material necessário 
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções) conhecidos das crianças. 

Desenvolvimento 
1ª etapa
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções conhecidos pelos alunos. O ideal é escolher um que eles tenham memorizado. Distribua uma cópia desse texto para cada estudante e apresente a seguinte consigna: "Temos conversado sobre a importância de separar as palavras quando escrevemos. Neste texto, a parlenda foi escrita sem levar isso em consideração. Transcreva-a fazendo a separação que considerar necessária." A proposta é que as crianças transcrevam o texto individualmente.



Exemplo:
UMHOMEMBATEUEMMINHAPORTAEEUABRI
SENHORASESENHORESPONHAMAMÃONOCHÃO
SENHORASESENHORESPULEMDEUMPÉSÓ
SENHORASESENHORESDEEMUMARODADINHA
EVÃOPROOLHODARUA

2ª etapa
Quando os alunos terminarem a transcrição, peça que contem quantas palavras há no texto e socialize os resultados. Os que tiverem resultados diferentes devem se dirigir ao quadro e escrever alguns versos. É possível pedir que um deles escreva o primeiro verso e perguntar se todos concordam ou se alguém escreveu de forma diferente. Caso alguém tenha escrito separando ou juntando as palavras de outro jeito, pergunte como fez e, em seguida, discuta com o grupo qual forma todos consideram a correta. O objetivo nesse momento é discutir como as crianças separaram as palavras e propor que justifiquem suas escolhas. Convide as que costumam hipersegmentar (separar o que deve ser escrito junto, por exemplo, a bri, ba teu) ou hipossegmentar (escrever junto o que é separado, como amão, nochão) para redigir os outros versos no quadro. Geralmente há bons problemas a resolver quando uma criança que costuma juntar demais precisa justificar sua escrita para um colega que costuma separar demais.


3ª etapa
Depois que todos os versos estiverem escritos no quadro, confira com os alunos quantas palavras há no texto. Peça que quem tiver um resultado diferente realize a correção em sua cópia. 

4ª etapa
Variações de atividades para discutir a separação convencional entre as palavras:
• Transcrições com outros textos poéticos memorizados pelas crianças.
• Escrita de textos poéticos memorizados sem vê-los e discussão, na sequência, sobre a quantidade de palavras que cada estudante encontrou, seguida da socialização das escritas.
• Análise coletiva de um texto com vários problemas de separação entre as palavras.

Ajude a turma a agrupar os problemas semelhantes e refletir sobre a natureza deles, discutindo o que costuma gerar dúvidas, como omarido e emfrente. Cuidado para não expor nenhum aluno dizendo, por exemplo, que ele cometeu muitos erros. Diga: "Neste texto, algumas palavras foram escritas sem a separação adequada. Vamos ajudar o aluno que o escreveu a revisá-lo?" A ideia é que todos analisem os problemas em relação à separação entre as palavras.

A revisão faz mais sentido para as crianças quando elas escrevem com uma intenção comunicativa clara, ou seja, quando sabem quem é o destinatário, para quem estão escrevendo, para que e onde será publicado. O contexto da produção é fundamental para que o esforço dedicado à atividade seja potencializado.

Avaliação 
Registre suas observações sobre a participação dos alunos. Quais foram os que escreveram usando a separação convencional entre as palavras? Quais escreveram hipossegmentando e hipersegmentando? Eventualmente, alguém escreveu continuamente sem realizar nenhuma separação entre as palavras? Anote também como justificaram as escritas e quais foram assu intervenções mais importantes para que refletissem sobre a separação entre as palavras. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades futuras.



Vaca Amarela - Atividades


























Retirado do blog:http://anaaliceflopes.blogspot.com.br/2013/07/atividades-sequenciadas-vaca-amarela.html

Dia da Mães - Seu Anjo


Seu Anjo
Uma criança pronta para nascer pergunta a Deus:
"Como eu vou viver sendo assim pequeno e indefeso?
"Deus disse: "Eu escolhi um anjo para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança: "Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus: "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança: "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus: "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança: "E o que farei quando eu quiser lhe falar?"
Deus: "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança: "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus: "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Nesse momento é chegada a hora do nascimento.A criança, apressada, pediu suavemente:
"Deus, eu estou no ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu:
"Você a chamará de MÃE".

autoria desconhecida

6 de abr. de 2013