23 de fev de 2011

Parlenda - A casinha da vovó (atividades)

Estas são algumas atividades que elaborei para trabalhar a parlenda "A casinha da vovó". Se quiserem sugestão de uma sequência didática, acessem http://www.aprendeminas.com/. Lá tem uma sequência ótima, que pode ser adaptada conforme o nível de dificuldade da sua turma.



















15 de fev de 2011

Atividades com crachá


Atividades com crachás e nomes próprios

  • Colocar as crianças num círculo e distribuir os crachás aleatoriamente. Escolher, através de uma parlenda, a criança que irá iniciar a brincadeira. Solicitar à criança escolhida que leia o crachá que recebeu e o entregue ao seu dono. Continuar a brincadeira com a criança que recebeu o seu crachá e assim, sucessivamente até acabarem os crachás. Registrar na lousa o nome dos crachás que sobraram ( as crianças lêem os nomes dos alunos ausentes).
  • Com as crianças em roda, distribuir os cartões no chão e chamar “aqueles que possuem a letra “S” na inicial do nome. Continuar a brincadeira com as demais iniciais até que acabem os crachás.
  • Com as crianças em roda, distribuir os cartões no chão. Pedir que um aluno vá ao meio, pegue o crachá de um determinado colega (dizer o nome da criança) e o entregue ao dono.
  • Em roda, pedir que cada criança, na sua vez, pegue o crachá do colega da sua direita e o entregue a ele.
  • Em roda, distribuir os crachás no chão, deixando de fora o nome de um aluno. Verificar se percebem qual nome está faltando (combinar antes para que o dono do crachá não se manifeste deixando que os outros descubram).
  • Distribuir os cartões na roda e pedir que determinado aluno pegue o crachá com o nome que termina com a letra “...”. Continuar com outras letras finais e outros alunos.
  • Espalhar os crachás pelo pátio da escola e pedir que um a um vá buscar o seu.
  • Colocar os crachás embaixo das carteiras e pedir que cada um encontre o seu. Sentar-se onde está o seu crachá.
  • Colocar os cartões sobre as carteiras e pedir que encontrem seus lugares.
  • Entregar os crachás aleatoriamente e solicitar a leitura por ordem alfabética (cada criança lê o crachá que está em mãos e entrega ao seu dono).
  • Mostrar o crachá apenas com a inicial do nome para que descubram de quem é o nome.
  • Escrever os nomes dos alunos na lousa, trocando algumas letras de cada nome. Verificar se percebem e pedir que façam a correção.
  • Escrever o nome de um aluno na lousa e pedir que o dono venha e escreva o nome de um colega. Continuar a brincadeira até que todos tenham participado.
  • Registrar os nomes dos alunos na lousa. Pedir que baixem a cabeça na carteira para que possa apagar um dos nomes. Em seguida, pedir que observem e descubram qual nome foi apagado.
  • Escrever os nomes dos alunos na lousa faltando letras para que eles digam qual a letra que falta.
  • Registrar os nomes dos alunos na lousa. Pedir que façam a leitura de cada um deles à medida que for circulando.
    Obs: Registrar diariamente os nomes dos alunos que faltaram (crachás que sobraram).
 

14 de fev de 2011

Oração

Modelo de rotina para 1º ano

Olá!! Esse modelo eu retirei do Blog da Daniela...Ótima referência!


MEU DIÁRIO
QUINTA-FEIRA, ________________________________

DIARIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
3. CHAMADA INTERATIVA – QUANTOS SOMOS?
4. ATIVIDADE DE LEITURA: atividade com o alfabeto 3
5. RODA DE CONVERSA: Curiosidades da turma
6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. TAREFA
8. HORA DE IR EMBORA


ATIVIDADES:


1. ACOLHIDA:

Para acolher os alunos, após cumprimentá-los, vamos cantar cantigas de roda?!?! Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será? Como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado?

Por fim, mostrar o Diário de Bordo ilustrado as crianças e montar o painel com os ajudantes do dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA: NOME PROPRIO

Fazer a leitura do alfabeto na lousa;
Entregar a folha impressa ao aluno que realizem a atividade
Recortar de revistas e jornais palavras q iniciam com a primeira letra do nome de cada um e colar.

5.RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO

6. EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO MOTORA:
Após sondagem realizada, os exercícios de coordenação motora farão parte do trabalho realizado nesse bimestre.

7. TAREFA DE CASA:

Faça a coordenação motora em casa
8. HORA DE IR EMBORA: Vamos brincar de lencinho branco.

Lencinho branco

Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Moço feio
Só come feijão
Pode por
Pode!!!
Ninguém vai olhar
Não .... 




Tem mais rotina no blog da Daniela. Vale a pena conferir!!
http://blogdaescolaecia.blogspot.com/

10 de fev de 2011

Atividades com a letra "B"













Geografia - A criança

Você

Existem milhões de crianças no mundo.
Algumas podem ser parecidas com você.
Mas, nenhuma dessas crianças é exatamente igual a você.
Você tem pensamentos e sentimentos que são só seus.
Sendo assim, você é um ser único, não existe no mundo alguém como você.