Páginas

31 de mai. de 2011

O Rodízio - Elias José (atividades)

Hoje trago essa sequência de atividades. Fiz apenas umas alterações no formato.  Não me lembro de onde retirei. Se alguém souber, me avise, ok?

Poema: O RODÍZIO
               Elias José

Providenciar as cópias do poema:
  • em papel craft para expor na sala;
  • digitado para colar no caderno do aluno (com letra bastão maiúscula);
  • digitado em tirinhas, para leitura e ordenação.

Ativar o conhecimento prévio, através de questionamentos sobre:
  • o tipo de texto;
  • quem é o autor;
  • se o aluno conhece outros textos do mesmo tipo que esse;
  • se conhece outros textos de Elias José;
  • o que o título do poema sugere;
  • porque o poema tem esse nome;
  •  pesquisar no dicionário a palavra RODÍZIO.

Explorar o texto:
  •  leitura do texto pelo professor – para isso o professor deve ler antes o poema para que possa fazer uma leitura expressiva e prazerosa;
  • leitura com os alunos, ou seja, professor e alunos;
  •  chamar a atenção para a estrutura do texto: versos, estrofes, espaços.
  •  perceber as rimas, sonoridade do poema;
  • pedir para que em grupos leiam o poema fazendo gestos ou através de dramatização;
  • leitura em forma de jogral;
  •  leitura dos nomes dos animais presentes no poema, nomear as letras que compõem os nomes, quantas letras têm cada nome, que nomes têm mais letras, comparar as partes de um nome com outros, relacionar a letra inicial com outros nomes (pode ser dos alunos da sala).
  • brincar de rimar outras palavras a partir das rimas do poema;
  • pedir que os alunos montem com o alfabeto móvel algumas palavras;
  • com as mesmas letras montar outros nomes;
  • copiar e ilustrar a estrofe do poema que mais gostou.




























JOGO DE LEITURA



Organizar a sala em um grupo de alfabetizados e outro de não alfabetizados. Providenciar duas caixinhas. Em uma colocar as frases para leitura das crianças alfabetizadas e em outra colocar nomes de animais para serem lidos pelas crianças não alfabetizadas. As caixinhas devem ir passando de mão em mão e dado um sinal (palmas ou interrupção de uma música em cd) a criança que estiver com a caixa deve retirar o papel e ler, no caso dos alfabetizados cumprir a ação ordenada.

PARA ALFABÉTICOS:

  • IMITE UM MACACO
  • IMITE A VOZ DO GATO
  • IMITE UM CACHORRO
  • CANTE UMA MÚSICA QUE FALE DE ANIMAL
  • DIGA O NOME DE UM ANIMAL QUE SE ARRASTA
  • DIGA O NOME DE UM ANIMAL QUE VOA
  • DIGA O NOME DE UM ANIMAL QUE NADA

PARA ALUNOS NÃO ALFABÉTICOS:

BOI                  JACARÉ
FRANGO           ARARA
PORCO              ELEFANTE
SUCURI             GALINHA
URUBU              PEIXE
BALEIA             AVESTRUZ
GIRAFA             CROCODILO



2 comentários: