...Que os desejos se realizem e nunca deixem de sonhar... Que boas surpresas aconteçam e tenham muita paz...
Páginas
▼
25 de dez. de 2010
Feliz Natal!!!
...Que os desejos se realizem e nunca deixem de sonhar... Que boas surpresas aconteçam e tenham muita paz...
4 de dez. de 2010
2 de dez. de 2010
1 de dez. de 2010
calendário de dezembro
Olha que lindo este calendário. Peguei no blog http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/ e acresecentei esta atividade.
22 de nov. de 2010
Ladainhas para pular corda
Subi numa roseira
Quebrei o galho
Me segure, "fulana"
Senão eu caio.
Quebrei o galho
Me segure, "fulana"
Senão eu caio.
Modo de brincar: grupos de 4 a 6 crianças com uma corda. Duas crianças "batem" corda girando-a. Outra criança entra na corda, recita os versos até o fim, chama o nome de quem a substituirá ( fulana).
-Ai,ai (criança que salta)
-Que tem? (grupo)
-Saudades (criança que salta)
-De quem? (grupo)
-Do cravo, da rosa, da malva cheirosa,da "fulana" bonita do meu coração. (criança que salta)
-Que tem? (grupo)
-Saudades (criança que salta)
-De quem? (grupo)
-Do cravo, da rosa, da malva cheirosa,da "fulana" bonita do meu coração. (criança que salta)
Modo de brincar: grupos de 4 a 6 crianças com uma corda. Duas crianças "batem" corda girando-a; outra criança entra na corda e inicia o diálogo com o grupo; ao final chama o nome daquela que a substituíra "fulana", e sai da corda.
Um homem bateu em minha porta
e eu abri,
Senhoras e senhores,
pula num pé só,
Senhoras e senhores,
Põe a mão no chão.
Senhoras e senhores,
dá uma voltinha,
E vá... pro olho...da rua!
e eu abri,
Senhoras e senhores,
pula num pé só,
Senhoras e senhores,
Põe a mão no chão.
Senhoras e senhores,
dá uma voltinha,
E vá... pro olho...da rua!
Modo de brincar: duas crianças "batem" corda, girando-a. Todas as crianças recitam a ladainha. Durante o primeiro verso, uma delas entra na corda e vai executando os movimentos citados; no último verso ela sai da corda. Reinicia-se a brincadeira com a entrada de outra criança.
Variação: O professor e as crianças criarão outros movimentos mais complexos como, por exemplo, "pular agachado"," pular batendo palmas", etc.
Batalhão-lhão-lhão
Quem não entra é um bobão!
Abacaxi-xi-xi
Quem não sai é um saci
Quem não entra é um bobão!
Abacaxi-xi-xi
Quem não sai é um saci
Modo de brincar: duas crianças "batem" corda, girando-a. Durante a primeira metade da ladaínha, as crianças são desafiadas a entrar no corda; na segunda metade, devem sair.
Observação: essa brincadeira deve ser realizada com uma corda coletiva longa; isso possibilitará a entrada de muitas crianças ("batalhão").
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta,fogo ,foguinho.
Modo de brincar: duas crianças "batem" corda, girando-a com velocidade normal. Quando chegar no "foginho" deve-se "bater" corda com um ritmo acelerado.
-Tum, tum (grupo)
-Quem é ? (quem salta)
-Padeiro. (quem vai entrar)
-Pode entrar que eu vou buscar o dinheiro. (quem salta)
-Quem é ? (quem salta)
-Padeiro. (quem vai entrar)
-Pode entrar que eu vou buscar o dinheiro. (quem salta)
Modo de brincar: grupos de 4 a 6 crianças com uma corda. Duas crianças "batem" corda, girando-a. As outras formam uma pequena coluna. A primeira criança da coluna entra na corda e estabelece um diálogo com a segunda coluna, que a substituirá ao final dos versos; e assim por diante.
Fonte: http://jogosebrincadeirasparacriancas.blogspot.com/
20 de nov. de 2010
Consciência Negra - Sugestão de Atividades
Sugestões de Atividades
- Propor aos alunos que listem duas características físicas e duas características de seu caráter/personalidade.
- Recolher todas as listagens e, de forma lúdica, ler uma a uma para a classe instigando os alunos a descobrirem quem é o dono de cada característica.
- Após a brincadeira abrir uma roda de conversa levando-os a refletirem sobre a dinâmica, sondando: O que percebemos com essa vivência? Existem pessoas exatamente iguais?
- Permitir que os alunos expressem suas opiniões e, em um segundo momento, propor que todos se observem atentamente e analisem as diferenças entre eles, levando em consideração os tipos de cabelo, as cores dos olhos e da pele, os formatos dos narizes e dos lábios, as alturas, etc. Para criar um clima mais afetivo introduza uma música ambiente tranqüila e permita o toque caso desejem.
Como dever de casa peça que levem figuras de pessoas diferentes e de pessoas que admiram/idolatram. (É importante o professor também pesquisar e contribuir levando imagens de crianças do mundo inteiro, das diversas religiões, como se vestem e como são diferentes).
Peça aos alunos que separem as figuras dos ídolos e primeiro explore bastante as diversas imagens. Peça que justifiquem a escolha das mesmas, que dêem um adjetivo para cada uma delas: essa pessoa parece ser...? Proponha que agrupem as figuras usando o critério que preferirem e que o justifiquem. Converse, então, sobre o preconceito e a discriminação, baseados na aparência.
Aproveite para falar sobre os tons de pele, sobre a importância de diversas culturas, riqueza cultural dos diversos continentes.
Com as figuras dos ídolos analise quantos são negros e liste nomes de personalidades negras conhecidas da classe. Promova uma conversa informal com a classe para perceber que critérios eles utilizam para eleger seus "modelos": beleza, riqueza, talento, carisma, etc.
Em artes plásticas podem ser confeccionados bonecos negros. É interessante “dar vida” aos bonecos propondo que os alunos os transformem em personagens que podem interagir através de dramatizações e entrevistas.
Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos básicos. Logo, vale pesquisar, juntamente com os alunos, jogos e brincadeiras tradicionais africanos e possibilitar momentos de integração e descontração onde as crianças brinquem e joguem.
Fonte:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/negro.htm
19 de nov. de 2010
Hino à Bandeira
Hino à Bandeira
Musica: Francisco Braga
Versos: Olavo Bilac
Versos: Olavo Bilac
SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA,
SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!
TUA NOBRE PRESENÇA À LEMBRANÇA
A GRANDEZA DA PÁTRIA NOS TRAZ
RECEBE O AFETO QUE SE ENCERRA,
EM NOSSO PEITO JUVENIL,
QUERIDO SÍMBOLO DA TERRA
DA AMADA TERRA DO BRASIL!
EM TEU SEIO FORMOSO RETRATAS
ESTE CÉU DE PURÍSSIMO AZUL
A VERDURA SEM PAR DESTAS MATAS,
E O ESPLENDOR DO CRUZEIRO DO SUL...
RECEBE O AFETO...
CONTEMPLANDO O TEU VULTO SAGRADO,
COMPREENDEMOS O NOSSO DEVER,
E O BRASIL POR SEUS FILHOS AMADO,
PODEROSO E FELIZ HÁ DE SER
RECEBE O AFETO...
SOBRE A IMENSA NAÇÃO BRASILEIRA,
NOS MOMENTOS DE FESTA OU DE DOR,
PAIRA SEMPRE SAGRADA BANDEIRA
PAVILHÃO DA JUSTIÇA E DO AMOR.
RECEBE O AFETO...
SALVE SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!
TUA NOBRE PRESENÇA À LEMBRANÇA
A GRANDEZA DA PÁTRIA NOS TRAZ
RECEBE O AFETO QUE SE ENCERRA,
EM NOSSO PEITO JUVENIL,
QUERIDO SÍMBOLO DA TERRA
DA AMADA TERRA DO BRASIL!
EM TEU SEIO FORMOSO RETRATAS
ESTE CÉU DE PURÍSSIMO AZUL
A VERDURA SEM PAR DESTAS MATAS,
E O ESPLENDOR DO CRUZEIRO DO SUL...
RECEBE O AFETO...
CONTEMPLANDO O TEU VULTO SAGRADO,
COMPREENDEMOS O NOSSO DEVER,
E O BRASIL POR SEUS FILHOS AMADO,
PODEROSO E FELIZ HÁ DE SER
RECEBE O AFETO...
SOBRE A IMENSA NAÇÃO BRASILEIRA,
NOS MOMENTOS DE FESTA OU DE DOR,
PAIRA SEMPRE SAGRADA BANDEIRA
PAVILHÃO DA JUSTIÇA E DO AMOR.
RECEBE O AFETO...
18 de nov. de 2010
13 de nov. de 2010
Pinheirinho de Natal - história
PINHEIRINHO DE NATAL
Tudo aconteceu há muito tempo atrás.
Era noite de natal e no céu estava uma linda lua.
O céu iluminado; era uma noite especial porque havia acontecido o nascimento de Jesus.
José e Maria estavam adorando o menino Jesus na sua manjedoura.
Tinha perto deles três árvores uma oliveira, uma palmeira e um pinheiro.
As árvores também estavam adorando esta noite especial e conversando, queriam dar um presente para Jesus.
A oliveira falou que ia dar de presente para o menino Jesus o azeite para aquecer seus pés e mãos.
A palmeira disse que iria refrescar Jesus nas noites de calor.
O pinheiro foi ficando triste e murchando. Então a oliveira perguntou porque ele estava triste? E a palmeira falou que ele não tinha nada para oferecer ao menino Jesus e que iria espinhar o menino.
Então ele foi ficando mais triste e murchando, murchando mais.
Uma fada que passava por ali ficou com dó do pinheirinho e resolveu ajuda-lo.
Ela teve a idéia brilhante de ir até o céu e derrubar algumas estrelas no pinheirinho.
E o pinheirinho foi ficando iluminado, iluminado e foi levantando seus galhos e foi ficando feliz de novo.
E o menino Jesus gostou tanto do brilho que bateu seus pezinhos de tanto que gostou.
E foi assim que surgiu o primeiro pinheirinho de natal.
Figuras de Natal da Turma da Mônica
Eu amo a Turma da Mônica...então não poderia faltar essas imagens lindas. Com elas podemos montar diversas atividades: jogo dos sete erros, produção de texto, atividades de matemática, enfim...usem e abusem da criatividade.